Resiliência do território do Concelho foi discutida em "workshop" participativo
23.11.2020
O Município integrou, enquanto caso de estudo, o projeto “SYSMA4Transitions - System Mapping as a Service for post-COVID Regional Transition”, co-financiado pelo EIT Climate-KIC, na sequência de uma proposta da reconhecida especialista em Ambiente, Energia e Alterações Climáticas, Júlia Seixas.
Assim, no âmbito desse projeto, realizou-se no passado dia 20 de novembro por videoconferência o workshop “Torres Vedras mais Resiliente”, o qual foi dinamizado pela FCT NOVA (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa), em colaboração com a Câmara Municipal. Esta ação contou com a presença de mais de vinte entidades representativas de vários setores de atividade com importância na região, como sejam a agricultura, o turismo, o desporto, a saúde, a cultura e a inovação. O principal objetivo do workshop foi a geração de informação sobre projetos, atores, lacunas e oportunidades existentes no território do Concelho, no sentido de se promover uma maior resiliência a crises como a COVID-19 e as alterações climáticas. A diversidade de atividades que o Concelho engloba no seu território constituiu um dos principais motivos para a seleção do mesmo para a realização deste workshop.
Os dados recolhidos durante esta ação encontram-se agora em análise e servirão de base para a elaboração de um relatório, contendo os principais resultados da mesma, o qual será entregue à Câmara Municipal.