Reunião inicial da rede de municípios portugueses criada no âmbito do projeto "PATH2LC"
26.05.2021
A OesteSustentável organizou no dia 12 de maio a reunião de kick-off, em formato online, da rede de municípios portugueses criada no âmbito do projeto "PATH2LC", o qual visa a descarbonização urbana até 2050.
De referir que o "PATH2LC - Public Authorities together with a holistic network approach on the way to low-carbon municipalities” é financiado pelo programa europeu "Horizonte 2020", sendo que participam neste projeto cinco redes de municípios já existentes em Itália, Grécia, Portugal, Holanda e França. Em Portugal, a OesteSustentável é o parceiro local designada de agente local para implementação, com o objetivo de acelerar a implementação dos PAES (Planos de Ação para a Energia Sustentável) através do apoio técnico-científico e da cooperação, nos municípios da sua área de abrangência.
Participaram nesta primeira reunião representantes dos municípios (vereadores e técnicos) de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Peniche e Torres Vedras, os quais tiveram a oportunidade de apresentar e discutir as ações implementadas no âmbito dos PAES desenvolvidos dentro da iniciativa do Pacto de Autarcas, bem como as medidas e projetos a decorrer, para além das prioridades e desafios locais para a transição energética.
A reunião contou ainda com a participação dos parceiros internacionais do projeto IREES - Instituto de Eficiência de Recursos e Estratégias de Energia da Alemanha e E-Think - Centro de Energia e Meio Ambiente da Áustria, os quais apresentaram o Projeto "PATH2LC" e efetuaram uma avaliação da implementação dos PAES, tendo ainda deixado recomendações para esse efeito.
À OesteSustentável coube apresentar as novas metas do Pacto de Autarcas, os resultados de entrevistas realizadas aos municípios e o programa de capacitação baseado nas necessidades dos municípios para estabelecer um roteiro de transição energética.
A próxima reunião da rede de municípios portugueses criada no âmbito do projeto "PATH2LC", bem como a primeira sessão de capacitação da mesma, decorrerá no terceiro trimestre deste ano.