Ruivacos-do-oeste libertados no rio Sizandro

10.04.2024

repovoamento ruivacos

No dia 9 de abril realizou-se num troço do rio Sizandro, junto ao Parque Verde de Runa, o repovoamento aquícola de ruivacos-do-oeste (Achondrostoma occidentale), uma espécie de peixe que só existe em Portugal, em dois rios do concelho de Torres Vedras (Alcabrichel e Sizandro) e na ribeira de Safarujo, em Mafra.

Os ruivacos-do-oeste libertados reproduziram-se em tanques naturalizados ao ar livre, tendo como progenitores 30 animais provenientes do rio Sizandro, recolhidos em anos anteriores e levados para o Aquário Vasco da Gama. Pretende-se com o repovoamento contribuir para aumentar o efetivo da população local. Para o efeito, os exemplares libertados foram marcados e a evolução da população será acompanhada por monitorizações.

Esta é uma atividade licenciada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e realizada no âmbito do projeto de conservação de organismos fluviais, em que o Aquário Vasco da Gama participa, e que desde 2008 se dedica à conservação desta e de outras espécies de peixes de água doce ameaçadas em Portugal.

A libertação foi levada a cabo por alunos do primeiro ciclo da Escola Básica de Runa e da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal. Aos alunos foi explicada a importância desta ação, que contribuiu para o objetivo comum de educação para a conservação. Presentes estiveram também o presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Dois Portos e Runa, João Tomaz, e a vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Dulcineia Ramos.

O Município de Torres Vedras tem desenvolvido um conjunto de atividades de proteção a esta espécie de peixes de água doce autóctones, colaborando com as entidades envolvidas, tais como o ICNF e a Marinha Portuguesa.

Última atualização: 10.04.2024 - 09:39 horas