"Sabores do Oeste": um projeto pedagógico e cultural de "paladar" regional
03.05.2016
Realizou-se no passado dia 29 de abril, nas Caldas da Rainha, o evento “Sabores do Oeste” dedicado a Torres Vedras, um projeto pedagógico e cultural que envolve todos os municípios do Oeste e constitui uma iniciativa da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.
Através deste projeto, alunos das turmas do 2.º ano dos cursos de “Cozinha e Pastelaria”, “Restauração e Bebidas” e “Operações Turísticas e Hoteleiras” desenvolvem diversos temas da cultura, gastronomia e vinhos de todos os municípios do oeste.
Neste sentido, “Sabores do Oeste” é dinamizado durante 12 semanas, sempre à sexta-feira, tendo em vista o desenvolvimento, estudo, promoção e dinamização dos produtos típicos e característicos.
Procura-se, desta forma, desenvolver junto dos alunos o gosto e interesse pela descoberta da origem primordial dos produtos alimentares, suas características, benefícios para a saúde e, também, as suas interações e relações culturais, históricas, etnográficas e antropológicas.
O projeto “Sabores do Oeste” está também relacionado com o universo da “alimentação saudável e sustentável”, que é o tema do projeto nacional Eco-Escolas para o ano letivo 2015/2016.
O Município de Torres Vedras está representado no projeto pelas seguintes empresas:
- Santos e Santos – Vinhos
- Maria Adelaide – Pastel de Feijão
- Campotec
- Queijo Saloio
- Azeol
- Moinhos da Capucha
- ChadDo Design – Decoração Personalizada sobre Porcelana
- Apiagro – Produção Agrícola Biológica
- Nutwood – Gelados
- Riberalves
- Adega Cooperativa da Carvoeira
- Águas do Vimeiro
No final do projeto “Sabores do Oeste” pretende-se editar um livro com o mesmo nome do projeto e realizar ações promocionais de dinamização de “Gastronomia e Vinhos” da Região Oeste.
Esta iniciativa conta com a colaboração de todos os municípios do Oeste, agentes empresariais e associativos do setor agroalimentar da Região Oeste, bem como com OesteCim e Leader Oeste.