Santa Cruz acolheu uma das ações da 5.ª edição do projeto “Surf & Rescue”
29.05.2024
No Dia Europeu do Mar (20 de maio) a praia Centro, em Santa Cruz, acolheu uma das cinco ações da 5.ª edição do projeto “Surf & Rescue”.
De referir que este é um projeto que pretende promover o salvamento aquático através do surf nas praias portuguesas, sendo dinamizado pela Associação de Escolas de Surf de Portugal com o apoio do Instituto de Socorros a Náufragos, da Fundação da Princesa Charlène do Mónaco, da La Roche-Posay, da Ocyano, do Grupo Filinto Mota e dos municípios envolvidos (de entre os quais o de Torres Vedras).
A ação realizada este ano em Santa Cruz no âmbito do projeto “Surf & Rescue” consistiu numa formação destinada a nadadores-salvadores, surfistas e treinadores de escolas de surf, a qual teve como objetivo dotar os seus 17 participantes de mais competências para poderem contribuir para o salvamento de pessoas em risco de afogamento nas praias da região.
De facto, é inegável o papel dos surfistas no salvamento de pessoas no mar todos os anos em Portugal essencialmente fora do período da época balnear. Contudo, muitos dos praticantes de surf não detêm um conhecimento atualizado e adequado das técnicas de resgate, primeiros socorros e suporte básico de vida. Foi com base nessa realidade que surgiu o projeto “Surf & Rescue”.