Santa Cruz Ocean Spirit: 10 dias de desportos de ondas e música
09.08.2023
A 15.ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit – Festival Internacional de Desportos de Ondas decorreu entre os dias 21 e 30 de julho. O festival, que equilibrou com maestria o desporto e a música, alcançou um balanço positivo, onde cativou novos públicos e reafirmou os desportos de mar como o foco principal do evento.
Durante 10 dias, um total de 314 atletas de 16 nacionalidades participaram em quatro competições de modalidades distintas: surf, longboard, bodyboard e skimboard. A este propósito a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, deixou um agradecimento “a todos os que aqui marcaram presença mostrando que o desporto é uma forma de juntar pessoas, de criar e celebrar a paz sem olhar a fronteiras”.
No Eurosurf, a seleção portuguesa conquistou o título de campeã europeia. Guilherme Ribeiro destacou-se no surf masculino, onde venceu uma emocionante bateria contra Geaorid McDaid, Luis Diaz e Beyrick de Vries. Logo a seguir, foi a vez de Mafalda Lopes conquistar a vitória contra o trio Annette Gonzalez-Etxabarri, Lucia Machado e Leticia Bilbao, de Espanha. A vitória portuguesa foi ainda mais celebrada com as medalhas de prata no longboard, conquistadas por Raquel Bento e António Dantas.
O festival foi, ainda, residência do campeonato nacional Bodysurf Santa Cruz Pro, onde Miguel Rocha dominou o Open alcançando o primeiro lugar e Guilherme Santos conquistou a medalha de ouro da categoria Junior.
Nos últimos dois dias, o evento acolheu a 3.ª Etapa do Campeonato Nacional Projunior 2023, proporcionando momentos de intensa competição. Martim Nunes, da Praia Grande, garantiu o bicampeonato nacional Pro Júnior, tornando-se inalcançável no ranking. Na categoria Feminina, Erica Máximo alcançou o segundo lugar, enquanto Maria Dias conquistou o primeiro lugar. Na categoria Masculina, João Roque Pinho sagrou-se campeão, com Martim Nunes com a medalha de prata.
Além das disputas de surf, o Santa Cruz Ocean Spirit também foi palco do Campeonato Internacional de Skimboard. Na categoria feminina, Kika Freire dominou a competição, conseguindo o primeiro lugar e garantindo parte dos 1.500 euros destinados ao Open Feminino. No Open Masculino, a vitória foi para Lucas Fink, Bicampeão Mundial de Skimboard, que impressionou o público e levou para casa parte dos 2.500 euros reservados para o Open Masculino.
A adrenalina não ficou apenas no mar, a Aldeia Neptuno foi desafiada com uma série de atividades durante o Santa Cruz Ocean Spirit. No total, mais de 1.500 visitantes participaram nas várias atividades que estavam disponíveis nas happy hours do areal: aqueles que adoram desportos aquáticos desfrutaram de demonstrações de stand up paddle e kayaksurf. Enquanto isso, os amantes do fitness tiveram a oportunidade de participar em treinos de crossfit e num bootcamp, onde desafiaram os seus limites físicos num cenário único à beira-mar. A tenda dedicada ao Serviço Educativo envolveu centenas de miúdos e graúdos em atividades de conhecimento e diversão na área da sustentabilidade.
O Urban Skim também animou Santa Cruz, na sexta-feira, 28 de julho, com a participação de Lucas Fink e Adrien Raza, entre outros jovens atletas, a desafiarem-se nas escadarias da localidade numa noite repleta de adrenalina.
Os serões foram marcados por um ambiente animado no areal da Aldeia Neptuno, com aproximadamente 20.000 pessoas presentes para assistir aos concertos de artistas como Capitão Fausto, Moullinex & Xinobi, Capicua, Deejay Kamala, Da Chick, entre outros.
Em 2024, de 19 a 28 de julho, o Santa Cruz Ocean Spirit terá mais uma edição onde as ondas, as pranchas e a música prometem animar a Aldeia Neptuno, no areal da praia de Santa Cruz.