Torres Vedras

Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa visita escolas de Torres Vedras

21.10.2024

visita secretário de estado

O Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, Pedro Dantas da Cunha, visitou no dia 18 de outubro três estabelecimentos de ensino em Torres Vedras onde decorrem três projetos educativos de referência, terminando o dia numa tertúlia intitulada “Conversas sobre Educação”, no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras.

A primeira escola a ser visitada foi a Escola Básica da Orjariça, onde o projeto Farol está a ser desenvolvido há 10 anos. No local, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, acompanhou o secretário de Estado e o delegado regional da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEST), Pedro Florêncio, pelas instalações, observando as atividades desenvolvidas em colaboração com os encarregados de educação dos alunos. As docentes presentes apresentaram o projeto, referindo os seus maiores desafios e resultados. Questionadas sobre a sustentabilidade e replicação do projeto, afirmaram que é possível e que, uma vez organizada toda a estrutura e modo de funcionamento, torna-se depois mais fácil a sua manutenção.

A comitiva seguiu depois para a Escola Básica Carlos Bernardes, no Turcifal, uma construção escolar municipal de última geração. Aqui foi também apresentado o projeto Terapia Assistida por Cães, uma intervenção na qual o animal integra o processo de tratamento e que começou na antiga escola básica do Turcifal há 15 anos. No decorrer da visita visitou-se a horta e o local de recreio, espaços abertos à brincadeira e criatividade. Durante a visita pelas salas de aula, foi abordado o processo burocrático na gestão escolar, uma realidade que o secretário de Estado referiu vir a ser intervencionada pois é necessário agilizar os processos a que estão sujeitos os profissionais na área da Educação.

Já na Escola Secundária Henriques Nogueira, em Torres Vedras, a comitiva visitou o FabLab – Laboratório de Fabricação Digital, que compreende um conjunto de valências para o desenvolvimento e concretização de projetos e ideias inovadoras na área tecnológica. Foram apresentados os equipamentos, como a impressora 3D e a máquina de corte de madeira CNC, e alguns dos projetos desenvolvidos.

Presentes no jantar, já no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras, estiveram os diretores dos agrupamentos e coordenadores de escolas do Concelho, representantes de escolas de âmbito privado e corporativo; vereadores e elementos do Concelho Municipal da Educação. A refeição, preparada nas cozinhas escolares municipais, incluiu a “especialidade à Conquinha”, um dos pratos vegetarianos consumidos pelos alunos do primeiro ciclo. Laura Rodrigues aproveitou a ocasião para agradecer a todos os que colaboram para a Educação no Concelho, porque esta é uma área de extrema importância para o futuro.

Seguiu-se a tertúlia “Conversas sobre Educação”, na qual Pedro Dantas da Cunha referiu que “Torres Vedras tem muito do que se orgulhar, tem muitos exemplos inspiradores do que é aprender em conjunto”. Ao longo da conversa com a presidente da Câmara Municipal, participaram também elementos do público, que colocaram questões referentes a vários temas, como a integração de alunos e professores estrangeiros e a colocação de professores. A respeito do novo estatuto da carreira docente, cuja negociação disse começar na semana seguinte, o secretário de Estado referiu que é necessário que seja mais atrativa, mais transparente e que deve estimular e valorizar o mérito.

 

Publicado: 21.10.2024 - 18:26 horas
voltar ao topo ↑