Segurança e sustentabilidade marcam a abertura da época balnear 2024

17.06.2024

epoca balnear

No dia 15 de junho realizou-se na Praia Formosa em Santa Cruz a cerimónia da abertura da época balnear 2024. Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, lembrou que o Concelho conta com 11 praias Bandeira Azul e 9 praias acessíveis, além das 12 praias distinguidas novamente este ano com o Galardão “Qualidade de Ouro” pela QUERCUS, comprovando não só a qualidade da água, mas também o desempenho de excelência de Torres Vedras no domínio do turismo sustentável, sendo o litoral do Concelho um território Quality Coast.

A presidente referiu que este é um trabalho colaborativo de entidades que no seu conjunto trabalham a sustentabilidade e a segurança no território, como acontece com o Projeto Praia Segura que, promovido pelo Município desde 2009, visa garantir a assistência e socorro nas praias do concelho de Torres Vedras através de um veículo devidamente equipado para prestação de socorro em meio aquático e primeiros socorros. Este projeto conta com o apoio de um conjunto de restaurantes locais e concessionários de praia e das empresas Grupo Astara, Extincêndios, Kontraproduções, Paixão Seguros, Grupo Paulo Duarte e Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Torres Vedras.

Pela primeira vez, entra em vigor este ano o Plano Integrado de Assistência a Banhistas (PIAB) entre as praias de Santa Helena e Pisão, promovendo uma gestão integrada do trabalho dos nadadores salvadores afetos às diferentes praias. Este plano contempla uma moto 4 devidamente equipada, que irá ser conduzida por um nadador salvador coordenador.

No âmbito da segurança, as praias e zonas costeiras contarão ainda com o apoio da Associação Paravoar com a vigilância aérea de alerta para possíveis situações de perigo.

O SOS Talking, um sistema de comunicações de emergência que pretende contribuir para promover as condições de segurança dos banhistas num espaço balnear não vigiado, irá continuar disponível nas praias Azul Sul, Amoeiras e Vigia. Este ano, serão ainda colocados 8 postos auxiliares compostos por mastro, painel informativo com contactos de emergência e boia circular com retenida de 36 metros, em praias não vigiadas e que se consideram ter uma afluência significativa de banhistas.

À semelhança do ano passado, o horário dos serviços das praias vai decorrer entre as 9h30 e as 19h30 a fim de corresponder às necessidades do território.

A praia das Amoeiras continua a ser uma praia amiga dos cães, para os banhistas que gostam de se deslocar à praia com os seus animais de estimação, cumprindo com as regras de utilização que constam nos painéis informativos colocados no local.

A presidente da Câmara Municipal terminou a sua intervenção referindo que durante a época balnear irá ser promovida também uma campanha de sensibilização nas redes sociais da autarquia direcionada para os melhores comportamentos que cada um deve ter quando está na praia, seja ao nível de segurança ou ambiental.

Na cerimónia estiveram presentes o comandante do Destacamento da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Torres Vedras, Tenente Gonçalo Sousa; o comandante do Posto Territorial da GNR de Santa Cruz, Sargento Hugo Antunes; o representante Autoridade Marítima Local (Capitania de Peniche), Sargento Jorge Silva; o comandante dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, Hugo Jorge; nadadores salvadores e a coordenadora do Serviço Municipal de Proteção Civil, Marta Rodrigues; representante da Paravoar - Associação de Parapente; o presidente da Assembleia Municipal, José Correia; vereadores da Câmara Municipal de Torres Vedras; presidentes de juntas de freguesia das freguesias do litoral: União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, Nuno Cosme; São Pedro da Cadeira, António Alves; e Silveira, Luís Pedro Silva; e representantes dos concessionários, patrocinadores e entidades parceiras.

Última atualização: 17.06.2024 - 14:42 horas