Torres Vedras

Semana do Ambiente contou com programa diversificado

14.06.2024

costa viva

De 3 a 8 de junho comemorou-se em Torres Vedras a Semana do Ambiente, com um programa que incluiu atividades destinadas ao público escolar e ao público em geral, que tinham como principais objetivos alertar para a importância da preservação do ambiente e da biodiversidade; dar a conhecer os valores naturais da região; promover a literacia sobre o Oceano; e educar para a sustentabilidade, fomentando a adoção de comportamentos sustentáveis.

Das atividades desenvolvidas junto da comunidade escolar fez parte o espetáculo "Perdidos, mas pouco!", que decorreu em três sessões nos dias 3, 4 e 6 de junho. A primeira realizou-se no Parque Verde da Várzea, para as turmas do 1º ano da Escola Básica Carlos Bernardes e do 3º ano da Escola Básica Padre Vítor Melícias. No dia 4, o espetáculo foi na Escola Básica Gaspar Campello, para alunos do 3º ano; e no dia 6 foi a vez dos alunos do 3º ano da Escola Básica do Sobreiro Curvo. No total assistiram ao espetáculo cerca de 85 alunos.

O dia 5, Dia Mundial do Ambiente, foi assinalado com a realização do Projeto Costa Viva, um projeto do Espeleo Clube de Torres Vedras desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras e que realiza a limpeza de praias. Participaram cerca de 200 alunos e professores de turmas de 5 escolas do Concelho: Escola Básica 2/3 do Maxial; Escola Agrícola Fernando Barros Leal; Escola Básica Padre Vítor Melícias; Escola Básica Padre Francisco Soares; e Externato de Penafirme. Os locais que beneficiaram da iniciativa foram o Pinhal do Seixo, a Praia de Santa Rita Norte, a Praia de Santa Rita Sul e as dunas junto a estas últimas.

No dia 5 de junho, a efeméride foi assinalada também junto da comunidade, com a oferta de sementes de plantas aromáticas aos 147 participantes da Torres Vedras Night Run. Estas plantas são especialmente utilizadas para atraírem insetos polinizadores para as hortas, mas apresentam, também, inúmeros benefícios para a saúde quando incluídos com regularidade na alimentação.

No âmbito da Semana do Ambiente, o Centro de Educação Ambiental inaugurou no dia 7 a exposição “3 tempos”, que inclui trabalhos produzidos por alunos do curso de Arte da Escola Secundária Henriques Nogueira, com a colaboração do Serviço Educativo da Galeria Municipal. Esta exposição reúne um conjunto de desenhos que são registos visuais e cronológicos em 3 tempos: outono, inverno e primavera, e fazem parte de uma atividade de continuidade dirigida às turmas intitulada “As árvores são os braços que seguram o céu”. A exposição poderá ser visitada até ao dia 30 de agosto.

Última atualização: 14.06.2024 - 10:17 horas
voltar ao topo ↑