Semana Europeia do Desporto: a importância da escola na promoção do desporto inclusivo
26.09.2024
No âmbito da Semana Europeia do Desporto, que decorre de 23 a 30 de setembro, assinala-se hoje o Dia do Desporto Inclusivo. O desporto é uma poderosa ferramenta de inclusão, permitindo trabalhar questões de relacionamento interpessoal, autoestima e desenvolvimento físico, social e psicológico.
As escolas são um espaço privilegiado para que as pessoas portadoras de deficiência possam ter contacto com atividades desportivas e dinâmicas de grupo com atividade física. Neste sentido, as escolas de Torres Vedras, e mais especificamente os professores de Educação Física dos vários agrupamentos do Concelho, desenvolvem um trabalho muitas vezes invisível para que todos os alunos possam beneficiar da prática regular desportiva.
Agrupamento de Escolas Madeira Torres
No Agrupamento de Escolas Madeira Torres pretende-se promover uma escola inclusiva onde todos os alunos encontrem respostas que lhes possibilitem a aquisição de um nível de educação e formação facilitadoras da sua plena inclusão social. Nas aulas de educação física, a inclusão dos alunos com necessidades educativas acontece em contexto de aula/turma, com um professor coadjuvante, promovendo desta forma não só a prática de atividade física, bem como o desenvolvimento da capacidade de interagir, comunicar, resolver problemas, criar e partilhar.
No âmbito do Desporto Escolar, o agrupamento oferece aos seus alunos a possibilidade de participarem nas atividades de Boccia e Natação Adaptada. Este ano letivo estão inscritos 26 alunos, em ambas as atividades, do 5.º ao 12.º anos de escolaridade. Para além de participarem nas sessões de treino semanais, os alunos de Boccia têm ainda a oportunidade de competir com alunos de outras escolas, no âmbito do Desporto Escolar.
Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira
No Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, além do trabalho diário de enquadramento e apoio nas atividades letivas, salienta-se o elevado número de atividades organizadas pelo subdepartamento de Educação Física, que incluem a participação dos alunos com necessidades educativas especiais, nomeadamente o Dia do Desporto Escolar, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a organização do Corta Mato da APECI; o Corta Mato Interno da Escola; os Megas (atletismo); a Semana do Desporto na Escola; o Dia dos Jogos de Praia; a Caminhada Henriques Nogueira; os torneios internos de várias modalidades; e a Sala de Exercício Henriques Nogueira
Em todas as atividades referidas, os alunos com necessidades educativas especiais são enquadrados e orientados pelos alunos do Curso Profissional de Desporto, com a supervisão do subdepartamento de Educação Física e Educação Especial.
Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias
No Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, o departamento de Educação Física e Desporto Escolar reconhece a importância do trabalho desenvolvido neste contexto, não só ao nível dos benefícios individuais que o mesmo pode trazer a cada aluno com necessidades educativas, mas também pelo contributo pessoal e social que a adoção de estratégias inclusivas aporta para toda a comunidade escolar.
Assim, o agrupamento proporciona apoios individualizados e coadjuvação em aula por professores de Educação Física; aquisição de materiais didáticos apropriados; oferta da prática de natação; incentivo à participação regular no Desporto Escolar (Badminton, Golfe, Escola-Ativa, Ténis de Mesa e Voleibol); divulgação do Goalball na Semana da Visão em colaboração com o Gabinete de Apoio à Deficiência Visual; acompanhamento específico aos alunos com requisitos especiais para participarem nas atividades dinamizadas pelo departamento (por exemplo aos alunos invisuais na Corrida de Escola e no Corta Mato); e mobilização para a participação no Dia Europeu do Desporto na Escola.
Agrupamento de Escolas de São Gonçalo
As atividades letivas de Educação Física no Agrupamento de Escolas de São Gonçalo são preparadas de forma a que todos aprendam juntos, independentemente da sua condição.
O trabalho conjunto dos professores de Educação Física e dos técnicos especializados da Unidade de Multideficiência do Agrupamento na preparação e implementação das atividades, é a garantia do desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo não só dos alunos portadores de deficiência, mas de todos, num ambiente inclusivo de aprendizagem, acessível e acolhedor. A atribuição de um professor coadjuvante nas aulas de Educação Física, sempre que se justifique, também facilita a adequação das estratégias e a dinâmica letiva.
O programa Desporto Escolar também proporciona a prática de Boccia, modalidade mais conhecida no âmbito do desporto adaptado, mas que pode ser praticada por todos.
A Semana Europeia do Desporto, à qual o Município de Torres Vedras se associou, é uma iniciativa da Comissão Europeia destinada a promover a atividade física e a prática desportiva regular no espaço europeu. O slogan #BeActive desafia todos os cidadãos, independentemente da sua faixa etária ou condição física, a participar nesta semana de celebração do desporto e a implementar, ao longo do ano, hábitos de vida ativa e saudável.