Semana Europeia do Desporto desafiou para a prática de atividade física

04.10.2024

A Câmara Municipal de Torres Vedras associou-se à Semana Europeia do Desporto, de 21 a 30 de setembro, com um conjunto de atividades de promoção do desporto e da atividade física.

O “Desafio 12 horas #BeActive”, no dia 21 de setembro, no Parque Verde da Várzea, deu início ao programa de atividades. Ao longo do dia, os munícipes foram desafiados a completar um percurso de 2 km a caminhar, a correr ou a pedalar, com o objetivo de totalizar a maior distância possível. No final do desafio, foram contabilizados 1810 km percorridos, sendo de destacar a participação dos atletas da equipa GOAT – West Trail Team, que estiveram no percurso em permanência, e do Clube Académico de Penafirme, em que alguns dos atletas percorrem mais de 30 km a correr.

No âmbito do “Desafio 12 horas #BeActive”, foram ainda disponibilizadas bicicletas Agostinhas e Mini Agostinhas para explorar o parque ou percorrer a gincana para as crianças; um percurso de obstáculos insuflável; uma aula de yoga; oficinas de reparação de equipamentos desportivos; e equipamentos e jogos para prática de atividade física.

Com o objetivo de promover a atividade física em contexto laboral, no dia 23 de setembro, foi dinamizada a iniciativa "#BeActiveAtWork", que consistiu numa sessão de 15 minutos de exercícios de alongamento e relaxamento dirigida aos funcionários da Câmara Municipal de Torres Vedras.

A 4.ª etapa da Taça do Oeste XCM BTT, que decorreu no dia 22 de setembro, com partida no Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, e o Pé Firme Trail, que decorreu no dia 28 de setembro, com partida em Porto Novo, também integraram o programa da Semana Europeia do Desporto, bem como as edições de 21 e 28 de setembro do Santa Cruz a Mexer e a edição de 25 de setembro da Torres Vedras Night Run.

A Semana Europeia do Desporto é uma iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia e pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) que tem como objetivo promover o desporto e a atividade física em toda a Europa, junto de todos os cidadãos. O principal tema da campanha é ser #BEACTIVE, incentivando cada um a ser ativo, não só durante a Semana Europeia do Desporto, mas ao longo de todo o ano, adotando um estilo de vida saudável.

Última atualização: 04.10.2024 - 11:00 horas