Seniores levam a poesia até às escolas do Concelho

20.06.2023

Os participantes do Clube Sénior apresentaram a “Máquina de fazer poemas” em várias escolas do Concelho, nos meses de março e abril. Esta iniciativa, que visa manter viva a poesia, envolveu 9 núcleos do Clube Sénior e 9 escolas de 1.º ciclo do ensino básico, abrangendo cerca de 200 crianças.

Cada núcleo convidou uma turma da escola básica da sua área geográfica para assistir à apresentação da “Máquina de fazer poemas”. Antes da atividade, os professores indicaram os nomes dos alunos e uma características de cada um. Com essa informação, os seniores escreveram poemas personalizados, que cada aluno recebeu quando “acionou” a máquina, passando a ideia de que foram escritos na hora pela “Máquina de fazer poemas”.

A “Máquina de fazer poemas” foi construída pelo núcleo do Ramalhal do Clube Sénior e apresentada em 2022, no âmbito do programa “Torres Vedras – Cidade dos Livros”, pelos núcleos do Ramalhal, Matacães e Maceira. A propósito do Dia Mundial da Poesia, assinalado a 21 de março, a “Máquina de fazer poemas” voltou a circular, abrangendo mais freguesias e envolvendo um maior número de seniores e crianças do Concelho.

Os núcleos do Clube Sénior envolvidos nesta atividade são: A dos Cunhados, Assenta, Azenha Velha, Campelos, Dois Portos, Monte Redondo, Outeiro da Cabeça, Póvoa de Penafirme, Santa Cruz, Sobreiro Curvo e Turcifal. As escolas básicas abrangidas são: A dos Cunhados, Campelos, Dois Portos, Monte Redondo, Outeiro da Cabeça, Póvoa de Penafirme, São Pedro da Cadeira, Sobreiro Curvo e Turcifal.

O Clube Sénior é um projeto de educação não formal no âmbito do qual os participantes desenvolvem atividades formativas, lúdicas, artísticas e sociais de forma consertada e continuada. Criado em 2007, pela Câmara Municipal de Torres Vedras em parceria com juntas de freguesia do Concelho, este projeto encontra-se implementado em 10 das 13 freguesias do Concelho e integra cerca de 300 seniores em 15 núcleos.

Publicado: 20.06.2023 - 10:49 horas