Serviço municipal de distribuição de refeições escolares está mais sustentável
13.09.2023

O serviço de distribuição de refeições escolares coordenado pela Câmara Municipal tem vindo progressivamente a tornar-se mais sustentável.
Isto porque esse serviço era anteriormente realizado exclusivamente por meio da utilização de veículos a gasóleo, sendo atualmente efetuado por dois veículos elétricos e apenas por um veículo a gasóleo, que diminuiu em muito a emissão de poluentes atmosféricos.
Assim, em 2022 o serviço de distribuição de refeições escolares da Câmara Municipal foi responsável pela emissão de apenas cerca de 8.500 gCO2, enquanto em 2010 implicou a emissão de 60.000 gCO2.
De referir que esta diminuição de emissão de gases poluentes foi quantificada no âmbito de uma avaliação de desempenho que está a ser realizada pelo ISCTE ao Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar do Município.
O objetivo dessa avaliação é analisar os dados que reportam às diversas ações desenvolvidas no âmbito do referido programa, e que podem ter tido impactos a nível económico, ambiental e também nutricional.