Sexta sessão do Orçamento Participativo realizou-se em Torres Vedras
24.11.2016
Decorreu na quarta-feira, 23/11/2016, a sexta sessão de participação do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de 2016, que teve lugar no refeitório da Escola Secundária Henriques Nogueira.
Nesta sessão, relativa à Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, foram apresentadas 33 propostas, em 11 mesas, tendo 11 sido apresentadas em plenário e 5 aprovadas (com um total de 239 votos apurados). Houve lugar à junção de algumas propostas em plenário pela sua semelhança.
As 5 propostas aprovadas serão sujeitas a avaliação técnica em janeiro próximo e, se passarem na mesma, integrarão a listagem de propostas que irão a votação final. Em março de 2017 decorrerá a votação final e a inclusão no Orçamento da Câmara Municipal.
As 5 propostas mais votadas foram as seguintes:
1.ª Proposta
Título: Mudar vidas – programa de empregabilidade/formação pela Cruz Vermelha Portuguesa
Proponente: Filipa Carapeta que delega em Tiago Duarte
N.º de votos: 47
2.ª Proposta
Título: Aquisição de material gímnico para o Sporting Clube de Torres Vedras
Proponente: Rafaela Ferreira
N.º de votos: 43
3.ª Proposta
Título: Renovação de instrumentos para a academia de Bombeiros de Torres Vedras
Proponente: Fernando Miguel Martins
N.º de votos: 37
4.ª Proposta
Título: Melhoria de condições da sede do Grupo Desportivo e Recreativo da Boavista-Olheiros
Proponente: Rui Arez
N.º de votos: 24
5.ª Proposta
Título: Ecocentro + Social
Proponente: Hélder Andrade Santos
N.º de votos: 19
Nota: A Câmara Municipal agradece à Escola Secundária Henriques Nogueira a cedência do espaço para a realização desta sessão do Orçamento Participativo.
A Câmara Municipal realiza pela segunda vez o Orçamento Participativo (OP), iniciativa pela qual os munícipes propõem, discutem e elegem projetos que a autarquia concretizará. Ao OP 2016 é atribuído o montante de €250.000 para financiar os projetos, de diversas áreas de intervenção, que os cidadãos elegerem como prioritários. Qualquer eleitor recenseado no território municipal pode e deve apresentar as suas propostas, em sessões de participação que acontecerão até 16 de dezembro, em todas as freguesias do concelho.