Simulacro na Praia da Vigia testou eficácia do projecto "Praia Segura"
19.08.2010
Dois náufragos no mar da Praia da Vigia, em Santa Cruz, foi o ponto de partida de um simulacro que se realizou no dia 5 de Agosto.
Esse simulacro teve como objectivo testar a eficácia do projecto Praia Segura (que consiste no patrulhamento da costa do concelho, com especial incidência nas praias não concessionadas, por dois nadadores-salvadores que utilizam uma viatura devidamente equipada), para além do SOS Talking (um sistema de comunicações de emergência instalado num painel com três metros de altura alimentado por energia solar).
E foi a partir da utilização deste sistema que se iniciou o simulacro, o qual foi organizado pelo Serviço Municipal de Protecção Civil. Banhistas que avistaram aqueles náufragos desencadearam uma chamada telefónica utilizando o sistema SOS Talking existente na Praia da Vigia. Esta chamada foi recebida pelos nadadores-salvadores do Praia Segura que se deslocaram até esse local e que em simultâneo contactaram o corpo de bombeiros voluntários de Torres Vedras (que mobilizaram uma ambulância para a Praia da Vigia) e a Polícia Marítima (que deslocou três efectivos também para essa praia). O socorro dos náufragos foi realizado com celeridade por aqueles nadadores-salvadores bem como por uma mota de água adstrita ao Santa Cruz Ocean Spirit que decorria na ocasião.
De referir que um simulacro com características semelhantes tinha sido levado a cabo no Verão do ano transacto.