Situação dos estabelecimentos de ensino [EM ATUALIZAÇÃO]
29.01.2026
Na sequência dos efeitos provocados pela passagem da depressão Kristin, informa-se que, para além dos estabelecimentos de ensino já identificados no dia de ontem (28 de janeiro de 2026), registaram-se novos encerramentos pontuais, decorrentes de interrupções inesperadas no fornecimento de água e energia elétrica.
Adicionalmente, em algumas situações, o normal funcionamento das atividades letivas encontra-se condicionado pelo facto de IPSS responsáveis pelo fornecimento de refeições escolares se encontrarem igualmente sem água e/ou eletricidade, impossibilitando a confeção e distribuição das refeições aos alunos.
Os pais e encarregados de educação foram informados logo no início da manhã, tendo sido igualmente cancelados os transportes escolares para os estabelecimentos afetados.
Encontram-se hoje encerrados os seguintes estabelecimentos de ensino:
- EB/JI Ramalhal
- EB/JI Gaspar Campello
- EB 2,3 Gaspar Campello
- EB Palhagueiras
- JI da Cabeça Gorda
- EB/JI São Pedro da Cadeira
- EB/JI Ventosa
- JI de Cambelas
Encontram-se em funcionamento parcial, tendo aberto durante a manhã mas sem condições para funcionamento no período da tarde, por inexistência de refeições escolares, os seguintes estabelecimentos:
- EB Ereira
- EB/JI Outeiro da Cabeça
- EB/JI Monte Redondo
- EB/JI Maxial
- EB 2,3 Maxial
- JI de Aldeia Grande
Os serviços municipais, em articulação com os agrupamentos de escolas, IPSS e entidades responsáveis pelas redes de abastecimento, estão a desenvolver todos os esforços no sentido de regularizar a situação com a maior brevidade possível.
Ao longo do dia de hoje será emitido novo comunicado, com a atualização do estado de funcionamento dos estabelecimentos de ensino e a indicação das escolas que reúnem condições para reabrir amanhã, dia 30 de janeiro de 2026.
Agradece-se a compreensão de toda a comunidade educativa face a estes constrangimentos excecionais.


