Torres Vedras

“Sopas de Pedra” no Museu Municipal

30.03.2007

O Museu Municipal Leonel Trindade acolheu, nos dias 9, 16 e 23 de Março, a 1.ª edição do evento “Sopas de Pedra”.

Tratou-se de um conjunto de três jantares-colóquio, que tiveram como tema agregador o Chafariz dos Canos, singular monumento torriense, que se pretende valorizado e divulgado. “Águas limpas… Águas sujas” (9/3), “A Simbologia Monumental da Água” (16/3) e “Os Chafarizes da Vila de Torres Vedras: O Chafariz dos Canos” (23/3) foram os temas destas sessões, abordados, respectivamente, pela Mestre Manuela Catarino (Escola Secundária com 3.º Ciclo de Madeira Torres), o Prof. Arq.º Luís Conceição (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias) e o Prof. Doutor Carlos Guardado da Silva (Arquivo Municipal de Torres Vedras).

Da ementa fizeram parte, inevitavelmente, as sopas: sopa de pedra (9/3), sopa de peixe (16/3) e sopa “à lavrador” (23/3), para além das entradas compostas por queijos regionais e das sobremesas (arroz doce e pastéis de feijão). Assim se explica, em parte, a designação “Sopas de Pedra” para o evento, tendo o termo “Pedra” procurado remeter para a ideia de valorização do Património Edificado.

Esta iniciativa teve, como principais objectivos, a promoção da investigação, da formação, da informação e do conhecimento sobre a História e a Identidade Locais, bem como a valorização do Património do Município. Estes propósitos conciliam-se, naturalmente, com os conteúdos funcionais do Arquivo Municipal e do Museu Municipal Leonel Trindade, organizadores da actividade, que terá continuidade no próximo ano, subordinada ao tema “O Convento”.
Publicado: 22.04.2013 - 18:12 horas
voltar ao topo ↑