Sustentabilidade e criatividade em destaque no primeiro evento do “Made in Torres Vedras”

16.07.2024

As antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) de Torres Vedras receberam no passado sábado, dia 13 de julho, o primeiro evento do ciclo de promoção de ativos locais “Made in Torres Vedras”.

A manhã começou com uma caminhada de 6 km, dinamizada pela Associação Artesãos da Circularidade, na qual os participantes recolheram o lixo que encontraram ao longo do percurso. Para o público infantojuvenil, a Escola Mãos na Terra dinamizou uma atividade de construção de insetários com recurso a materiais naturais e reciclados.

O Mercado Slow Fashion, que decorreu entre as 12h00 e as 20h00, deu a conhecer projetos torrienses que juntam moda e sustentabilidade, com a participação de Carimbo.concept, Carlos Roxo, Isabel Moreira, Onda Riba, Pensart, Sara Crux Studio e Associação Artesãos da Circularidade.

Na vertente artística, Dário Messias apresentou a exposição Arte invisível e fez pintura ao vivo durante o evento. Marta Maçarico também esteve presente com o restauro de peças de mobiliário ao vivo, na atividade “Cacarecos da Avó”.

A meio da tarde decorreu a conversa “A Sustentabilidade está na moda!?”, que juntou Júlia Seixas, vice-presidente da Associação Artesãos da Circularidade e professora Catedrática na NOVA School of Science and Technology (NOVA FCT) da Universidade NOVA de Lisboa; Sara Cruz, criadora da marca independente de vestuário Sara Crux Studio, e Sónia Dias, criadora do Ecoprojeto Fontaínhas. Uma conversa com moderação André Alves, responsável de Unidade de Sustentabilidade e Ação Climática da Câmara Municipal de Torres Vedras, na qual se refletiu sobre consciencialização ambiental, os desafios da sustentabilidade nos negócios e o caminho a percorrer para se alcançarem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A gastronomia também esteve presente no evento, com a participação da Matriz Vegan e da Casa Torta. A AdegaMãe dinamizou uma prova de vinhos biológicos e de baixa intervenção.

O final da tarde foi animado pelos ritmos do DJ Vasco Oliveira. O dia terminou com o concerto de Guarda-Rios, uma dupla de Torres Vedras que explora as sonoridades que desenham as paisagens e revelam os lugares cinemáticos.

O evento contou ainda com a participação dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Torres Vedras que disponibilizaram um fontanário com água da torneira e deram a conhecer o projeto de recolha de resíduos alimentares “TORRES VEDRAS+BIO”.

O próximo evento do ciclo “Made in Torres Vedras” realiza-se no dia 10 de agosto. O ciclo decorre mensalmente até dezembro nas antigas instalações do IVV e pretende dar a conhecer produtos, ideias e atividades que se enquadram no posicionamento da marca Torres Vedras.

Publicado: 16.07.2024 - 11:25 horas