Telefilme “Os Vivos, o Morto e o Peixe Frito” teve antestreia no Teatro-Cine
07.12.2022
O telefilme Os Vivos, o Morto e o Peixe Frito, gravado em Torres Vedras em 2021, teve antestreia na noite de 5 de dezembro, no Teatro-Cine de Torres Vedras. Esta produção da Ubkar Filmes, em parceria com a RTP, foi realizada por Daniela Ruah.
O filme, inspirado no livro com o mesmo nome de Ondjaki, leva os espectadores até ao ano de 2006 quando Portugal e Angola se defrontaram no Mundial de Futebol. Moçambicanos, angolanos, guineenses, são-tomenses, cabo-verdianos e portugueses juntam-se para o jogo num festim de cerveja, peixe frito e expectativa.
Após a exibição do filme foi transmitido um vídeo com uma mensagem da realizadora Daniela Ruah, que agradeceu a hospitalidade de Torres Vedras. Seguiu-se um momento de conversa entre o elenco e o público.
No âmbito da antestreia do telefilme realizaram-se, ainda, duas sessões de exibição dirigidas às escolas, que contaram com cerca de 200 alunos da Escola Secundária Henriques Nogueira, da Escola Básica do Maxial e da Escola Básica Padre Vítor Melícias. Nestas sessões, os alunos conversaram com membros da equipa técnica e do elenco.
Este telefilme integra o projeto “Contado Por Mulheres” que reúne dez realizadoras de várias gerações, que possuem um forte sentido narrativo, com uma grande experiência ora na representação ora na publicidade, e que têm merecido grande reconhecimento a nível nacional e internacional em várias áreas. Os telefilmes foram rodados em diversos locais do Centro do país.
Os Vivos, o Morto e o Peixe Frito será exibido na RTP1 hoje, 7 de dezembro, pelas 21h00.