Terceiro Granfondo Torres Vedras/Montejunto registou participação recorde

27.04.2023

Com cerca de 1.200 finishers, e envolvendo a participação de atletas de várias nacionalidades e idades (até aos 80 anos), a terceira edição do Granfondo Torres Vedras/Montejunto, realizada no passado domingo, dia 23 de abril, saldou-se por um balanço bastante positivo.

Desde logo tendo em conta o facto de ter sido batido o recorde de participação no evento - que é uma organização da Cabreira Solutions com a parceria institucional da Câmara Municipal -, o qual se constitui como uma grande jornada de ciclismo que tem, simultaneamente, o intuito de promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis.

De referir como novidade no evento a realização, no sábado, dia 22 de abril, do Granfondinho, no qual participaram meia centena de crianças com idades a partir dos dois anos.

Referência também para o facto de no âmbito da edição deste ano do evento ter sido, à semelhança das edições anteriores do mesmo, proporcionado a acompanhantes de atletas uma caminhada temática guiada.

De relembrar que o Granfondo Torres Vedras/Montejunto é um evento que prevê a participação de paraciclistas, fazendo por isso parte do calendário CPT – Ciclismo para Todos, da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Três provas constituem, recorde-se, o Granfondo Torres Vedras/Montejunto: o minifondo (que teve este ano uma distância de 74,5 km e um acumulado de subida de 713); o mediofondo (que teve este ano uma distância de 105 kms e um acumulado de subida de 1.466 mts); e o granfondo (que teve este ano uma distância de 145 kms e um desnível positivo de 2.184 mts).

No que concerne aos resultados da edição deste ano do evento, refira-se que aquela primeira prova foi ganha por Daniel Redondo (Licor Beirão) e Fátima Cardoso (Proteu Cycling Team/Casa do Povo de Retorta); já na distância intermédia, superiorizaram-se Rúben Pais (Escola de Ciclismo de Oeiras/Reconco) e Carina Morais (individual); ao passo que a prova-rainha teve como vencedores Nuno Morgado (Brinox) e a sueca Hanna Sousa (individual).

A mítica subida da Serra do Socorro, com uma pendente média de 11,2%, continua a fazer a diferença no plano desportivo, sendo a sua transposição para os participantes um desafio à superação pessoal, segundo os depoimentos dos mesmos.

No final da terceira edição do Granfondo Torres Vedras/Montejunto, a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, enalteceu a qualidade organizativa que se verifica e o crescimento do número de participantes no evento, tendo reforçado o interesse de Torres Vedras em continuar a ser “referência no ciclismo para todas as idades e géneros e níveis competitivos, porque representa uma aposta contínua e uma fonte de atração turística importante para o Concelho”.

Já o diretor do evento, João Cabreira, frisou, por seu lado, que o importante é “a promoção de hábitos de saúde, em segurança e promover o turismo desportivo, favorecendo o convívio com e sem bicicleta”.

Publicado: 27.04.2023 - 17:11 horas