Torres Vedras acolheu 1º Encontro de Unidades Museológicas da Rede de Judiarias
21.11.2018
O 1º Encontro de Unidades Museológicas da Rede de Judiarias de Portugal decorreu em Torres Vedras nos dias 8 e 9 de novembro. A primeira edição deste encontro, que reuniu responsáveis e profissionais das várias unidades museológicas dos municípios que pertencem à Rede, centrou-se na valorização do património judaico, na promoção turística, na educação não formal e na criação de parcerias.
Os trabalhos decorreram no Auditório dos Paços do Concelho, com as sessões de abertura e encerramento a contar com a presença de Ana Umbelino, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras. Centro de Interpretação da Comunidade Judaica de Torres Vedras: do invisível ao visível e Atividades educativas do Centro de Interpretação da Comunidade Judaica de Torres Vedras foram as comunicações apresentadas pelo Município.
O final do primeiro dia do programa contou com uma degustação do vinho Monte Judeu, com a enóloga Alexandra Mendes, que decorreu no âmbito da “Cidade Europeia do Vinho 2018”. Seguiu-se um jantar na Igreja de Santiago, seguido da música sefardita interpretada pelo grupo Albaluna.
O 1º Encontro de Unidades Museológicas da Rede de Judiarias de Portugal foi uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras, em parceria com a Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste da Universidade de Lisboa. A Rede de Judiarias de Portugal – Rotas de Sefarad é uma associação que tem como objetivo defender o património relacionado com a herança judaica, conjugando a valorização histórica e patrimonial com a promoção turística.