Torres Vedras acolheu formação de operacionais para equipa de resposta a catástrofes

24.03.2023

Imagem da visita realizada

O Pavilhão Multiusos acolheu entre os dias 18 e 21 de março um curso inicial para a formação de operacionais para a Portuguese Emergency Medical Team (Pt-EMT), uma equipa de emergência médica do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) que tem como objetivo prestar cuidados de saúde a populações afetadas por emergências complexas ou catástrofes, em apoio ao sistema de saúde local.

Certificada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e integrando o voluntary pool do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, a Pt-EMT tem a capacidade de responder a um elevado número de vítimas, garantindo a triagem, a estabilização inicial, a referenciação para as unidades de saúde adequadas e o tratamento definitivo de algumas situações médicas e traumáticas de menor gravidade. O funcionamento da Pt-EMT pode também ser adaptado ao apoio a eventos que não se prendam com emergências complexas ou catástrofes.

A presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, acompanhando o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, esteve no dia 20 de março no Pavilhão Multiusos, onde tomou contacto com o curso que estava a decorrer nesse local, com o qual se pretendeu reforçar a bolsa de operacionais da Pt-EMT, sendo que no âmbito desse curso foi possibilitada aos formandos a vivência de uma missão em ambiente simulado.

Última atualização: 27.03.2023 - 10:54 horas