Torres Vedras acolheu reunião de representantes europeus do setor do tomate
13.02.2026
No âmbito do Comité Misto das Frutas e Hortícolas, de que fazem parte Portugal, França, Espanha e Itália, decorreu em Torres Vedras, nos dias 10 e 11 de fevereiro, a reunião do Grupo de Contacto do Tomate.
Na sessão de abertura, o vereador do Ambiente, mundo rural, mar e sustentabilidade da Câmara Municipal de Torres Vedras, Diogo Guia, deu as boas-vindas aos representantes das administrações e aos profissionais do setor dos quatro países envolvidos e destacou que Torres Vedras é o coração da produção agrícola de Portugal.
Na reunião foram analisadas as repercussões do Acordo UE-Marrocos na produção de tomate, bem como outros desafios comuns ao setor do tomate da União Europeia. Foi ainda analisada a campanha de 2025 dos quatro países e as previsões para o ano de 2026.
Os trabalhos continuaram no dia seguinte com a visita a uma exploração de tomate no concelho de Torres Vedras.
O Grupo de Contacto do Tomate reúne anualmente em um dos países participantes. Este grupo integra o Comité Misto das Frutas e Hortícolas, um fórum da iniciativa do setor profissional de Frutas e Hortícolas de Portugal, França, Espanha e Itália, onde são discutidos temas relativos aos subsetores do alho, tomate (fresco), morango e pequenos frutos, citrinos, pera e maçã, frutas de caroço, uva de mesa, e IV Gama.


