Torres Vedras acolheu visita do projeto de cooperação internacional “REHDES”

07.10.2021

Os membros do projeto internacional “REHDES” visitaram Torres Vedras, nos dias 1 e 2 de outubro. No âmbito da visita, que teve como objetivo a partilha de boas práticas, realizou-se uma conferência no Auditório do Edifício dos Paços do Concelho.

O “REHDES” é um projeto de cooperação coordenado pelo Consórcio de La Ribera (Espanha), que tem como objetivo capacitar para a gestão e planeamento de serviços públicos em Água Grande (São Tomé e Príncipe), especialmente no que toca à Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O projeto, financiado pela União Europeia, envolve a Câmara Distrital de Água Grande, destinatário principal das ações, e a Câmara Municipal de Mosteiros (Cabo Verde), que contribuirá com a sua experiência neste domínio para ajudar as autoridades locais a enfrentar o desafio.

A conferência, que decorreu no dia 1 de outubro, contou com a participação de Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, de Txema Peláez, presidente do Consórcio de La Ribera, de José Maria Fonseca, presidente da Câmara Distrital de Água Grande, de Fábio Vieira, presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros, e de Eugénio Nascimento, Secretário de Estado das Obras Públicas, Ambiente e Ordenamento de Território de São Tomé e Príncipe.

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras destacou que “é muito interessante os municípios portugueses poderem colaborar com os países de língua portuguesa”, fazendo referência ao acordo de cooperação celebrado, em 2019, entre Torres Vedras e Água Grande. Este acordo, até ao momento, resultou no “intercâmbio de conhecimento e de materiais”, nomeadamente a oferta, por parte da Câmara Municipal de Torres Vedras, de um camião para recolha de resíduos sólidos.

Na sessão foram, ainda, realizadas apresentações sobre os temas “Torres Vedras Green Destinations”, “Mobilidade Sustentável” e “Orçamento Participativo de Torres Vedras”.

Publicado: 07.10.2021 - 17:20 horas