Torres Vedras aderiu à Rede de Cidades Europeias Sabor Sur
24.10.2018
O Município de Torres Vedras aderiu à Rede de Cidades Europeias Sabor Sur. A cerimónia de assinatura do protocolo que concretiza a adesão e a entrega da bandeira do projeto aconteceu no dia 15 de outubro, à margem da Conferência Internacional sobre Dieta Mediterrânea e Gastronomia, que decorreu na Universidade de Évora.
A iniciativa, promovida por um consórcio de 10 entidades de Portugal e Espanha, pretende estimular a divulgação e promoção do turismo gastronómico, assim como a interação e formação dirigida aos empresários da indústria alimentar, em especial a restauração.
No âmbito da adesão, o tecido empresarial local terá acesso a uma plataforma de formação online de acesso gratuito, assim como a um sistema de venda de produtos e serviços locais na internet. A par do estímulo à cooperação e capacitação de agentes empreendedores, pretende-se promover o desenvolvimento sustentável no setor alimentar.
Torres Vedras junta-se às universidades de Évora, Algarve e Trás-os-Montes, ao Núcleo de Empresários do Algarve, aos municípios andaluzes de Ayamonte e Lepe, Huelva e La Palma del Condado e ao Centro Tecnológico ADESVA, em Huelva, assim como a diversos centros académicos, de investigação, alimentação e formação especializados em gastronomia e tecnologias de informação que integram a Rede.
Sublinhe-se que, até ao final do ano, a Rede de Cidades Europeias Sabor Sur pretende integrar cerca de 50 cidades de Espanha, Portugal, França, Itália, Grécia e Marrocos. O projeto é apoiado pela União Europeia e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional - FEDER, no âmbito do Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal 2014-2020.