14.04.2023

A Câmara Municipal de Torres Vedras assinalou o Dia Mundial da Árvore e o Dia Internacional das Florestas, celebrados a 21 de março, com a realização de várias atividades entre 19 e 28 de março. O objetivo foi sensibilizar para a importância da preservação das árvores e das florestas, quer para o equilíbrio ambiental e ecológico, quer para a qualidade de vida dos cidadãos.

No dia 19 de março, realizou-se uma caminhada pela mata do Castro do Zambujal, que contou com cerca de 50 participantes. Nesta caminhada foi dado a conhecer o património natural e cultural da envolvente do Castro do Zambujal e foi realizada uma visita ao Convento do Varatojo.

No Dia Mundial da Árvore, a manhã começou com a plantação de uma oliveira junto ao Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, na União das Freguesias de Dois Portos e Runa, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

Durante a tarde, realizou-se a plantação de 10 pinheiros mansos no Pinhal de Casalinhos de Alfaiata, com a participação de uma turma da Escola Básica de Casalinhos de Alfaiata, da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, da vereadora do Ambiente, Dulcineia Ramos, do presidente da Junta de Freguesia da Silveira, Luís Pedro Silva, e da comunicação social local.

Ao longo do dia, foram, ainda, oferecidas plantas no Mercado Municipal de Torres Vedras, no Parque Verde da Várzea e no Parque do Choupal.

O Centro Municipal Florestal esteve de portas abertas nos dias 25 e 26 de março. Para além da visita ao espaço, os técnicos do Gabinete Técnico Florestal deram a conhecer as atividades que desenvolvem e prestaram esclarecimentos sobre a legislação florestal e os trabalhos em curso no Município. Decorreu, também, uma exposição de viaturas, maquinaria e equipamentos, com demonstrações de utilização pelos Sapadores Florestais. Na ocasião, estiveram, ainda, presentes elementos da Guarda Nacional Republicana, através do Núcleo de Proteção Ambiental, que sensibilizaram para a prevenção de incêndios florestais, e elementos da AFLOeste, que prestaram informações sobre a Certificação Florestal. Durante os dois dias, mais de 400 munícipes visitaram o Centro.

Nos dias 25 e 26 de março, também decorreu no Centro Municipal Florestal a cedência de espécies autóctones. Cerca de 323 pessoas levaram para casa 5.506 árvores e arbustos de 23 espécies diferentes.

No dia 27 de março, 32 alunos foram convidados a percorrer os trilhos da Serra do Maxial, para conhecer o património natural e a biodiversidade existente, e a visitar o Centro Municipal Florestal. Para além dos alunos da Escola 2,3 do Maxial, participaram nesta iniciativa 16 alunos espanhóis, do Colégio do Sagrado Coração de Jesus, em Meliana (Valência), que se encontravam num intercâmbio do programa “Erasmus”.

No dia seguinte, foi a vez de uma turma da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal participar numa caminhada pela mata dos Cucos e Vale Escuro, ao longo da qual foi dada uma formação para identificação de espécies e interpretação dos ecossistemas.

No âmbito destas efemérides e do Dia Mundial da Água (22 de março), decorreu a iniciativa “Semana da Floresta e da Água” na Mata do Convento de Santo António do Varatojo, entre os dias 21 e 24 de março. Esta iniciativa envolveu 544 alunos do 1.º ciclo do ensino básico de escolas do Concelho, que participaram em oficinas pedagógicas relacionadas com as temáticas da Floresta e da Água. As atividades foram dinamizadas pelo Centro de Educação Ambiental, com a colaboração dos serviços educativos, contando ainda com a participação do Gabinete Técnico Florestal e da Águas do Tejo Atlântico.

Última atualização: 14.04.2023 - 17:47 horas