Torres Vedras conta com uma nova equipa de Sapadores Florestais

22.03.2021

Fotografia de dois sapadores florestais a utilizar um estilhaçador

A Câmara Municipal de Torres Vedras reforçou a aposta na gestão florestal e prevenção de incêndios com a constituição de uma nova equipa de Sapadores Florestais e a aquisição de um estilhaçador. A apresentação da equipa decorreu hoje, 22 de março, na Mata do Convento do Varatojo.

Com a constituição desta equipa, a autarquia passa a contar com dez sapadores, reforçando, assim, o dispositivo para a prevenção de incêndios rurais, vigilância, primeira intervenção e rescaldo aos incêndios, silvicultura preventiva e gestão de áreas florestais. A nova equipa terá uma viatura todo o terreno, equipada com uma unidade hidráulica para supressão de incêndios.

Os Sapadores Florestais passam também a dispor de um estilhaçador florestal, permitindo que o material lenhoso resultante das desmatações e abates posso ficar estilhaçado nos locais de intervenção, servindo de matéria orgânica para fertilização dos solos.

A constituição da nova equipa e a aquisição do estilhaçador representam um investimento de 110.500 €.

A apresentação inseriu-se nas comemorações do Dia Internacional das Florestas, assinalado a 21 de março. Na ocasião, foi plantado um sobreiro, junto à Capela do Sobreiro na Mata do Convento do Varatojo.

Última atualização: 22.03.2021 - 19:25 horas