Torres Vedras continua na “linha da frente” na área da sustentabilidade
18.09.2013
Torres Vedras teve este ano o privilégio de acolher a cerimónia de divulgação dos resultados do projeto Eco XXI.
Essa sessão aconteceu no dia 16 de setembro, no Teatro-Cine, como resultado e reconhecimento de um longo caminho que o Município tem vindo a trilhar na área da sustentabilidade.
Recorde-se que o projeto Eco XXI, dinamizado pela Associação Bandeira da Azul da Europa, visa aferir o desempenho dos municípios na área da sustentabilidade, avaliando-os bem como os respetivos territórios segundo 21 critérios, que abrangem áreas diversas que vão desde o ambiente à economia, passando pela educação, a energia, a cidadania, o ordenamento do território ou a mobilidade.
O Município recebeu, como tem acontecido sempre, o galardão do Eco XXI (a respetiva bandeira verde), tendo sido este ano um dos onze com melhor classificação no âmbito do projeto. Na respetiva avaliação externa, efetuada por uma comissão constituída por um vasto conjunto de entidades, o Município e o concelho destacaram-se em alguns indicadores, nomeadamente nos referentes: à implementação do Programa Bandeira Azul, à Participação Pública e Agenda 21 Local, à Informação Disponível aos Munícipes, à Conservação da Natureza e Biodiversdade, à Gestão e Conservação da Floresta e à Qualidade do Ar e Informação ao Público. Saliente-se que a classificação de Torres Vedras no âmbito do Eco XXI tem registado uma evolução positiva: em 2007, primeiro ano em que foi atribuída, foi de 50,85%, tendo este ano sido de 71,6%.
De referir, ainda, que na mencionada cerimónia a técnica municipal Adélia Simões realizou uma apresentação que teve como tema “Transportes Suaves em Torres Vedras”.
Continuar a trilhar o caminho da sustentabilidade para a criação de um território de excelência é um desígnio do Município…