Torres Vedras

Torres Vedras dedicou o Dia Internacional da Biodiversidade aos peixes nativos

27.05.2021

fotografia da inauguração da exposição

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Biodiversidade, no dia 22 de maio, o Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras inaugurou a exposição "Ictiofauna nativa dos rios da Região Oeste" e realizou o workshop “Os peixes de água doce do concelho de Torres Vedras – Como garantir a sua sobrevivência”.

Na inauguração da exposição, foi apresentado o filme “Peixes Nativos de Torres Vedras”, da autoria de Luís Ferreira. Este filme integra uma série de sete vídeos sobre a ictiofauna nativa dos municípios aderentes ao projeto “Peixes Nativos” (Torres Vedras, Mafra, Oeiras, Sintra, Alenquer, Caldas da Rainha e Óbitos).

A exposição "Ictiofauna nativa dos rios da Região Oeste", desenvolvida no âmbito do projeto "Peixes Nativos", pretende dar a conhecer este importante grupo faunístico e sensibilizar os visitantes para a necessidade de implementar medidas que minimizem o seu atual risco de extinção. Esta mostra, que estará patente até 5 de junho, iniciou em Torres Vedras, um percurso de itinerância pelos municípios aderentes a este projeto, promovendo a literacia ambiental em matéria de preservação e valorização dos ecossistemas fluviais e da Biodiversidade a eles associada. 

Já o workshop, que contou com 13 participantes, foi composto por uma sessão teórica, que teve lugar no Centro de Educação Ambiental, e por uma sessão prática, que teve lugar no Parque Verde de Runa. Na sessão prática, os inscritos participaram na captura das espécies, na identificação das mesmas, na recolha de dados biométricos dos peixes (como o peso e o comprimento), e na sua libertação ao estado natural. O workshop visou, assim, contribuir para um conhecimento sólido acerca das espécies nativas de peixes de água doce, das ameaças que enfrentam e das medidas de conservação que podem ser implementadas para minimizar o seu risco de extinção.

Última atualização: 27.05.2021 - 15:38 horas
voltar ao topo ↑