Torres Vedras e Lourinhã estão a acolher ações de educação ambiental conjuntas
07.11.2016
Um conjunto de ações na área da educação ambiental teve lugar recentemente no concelho, resultado da candidatura dos municípios de Torres Vedras e da Lourinhâ “Conhecer para Preservar | Rede Natura 2000” ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
Foram elas visitas de campo nomeadamente: remoção de espécies exóticas, monitorização das aves na foz do Sizandro e visitas ao litoral torriense. Estas ações juntamente com as demais relacionadas com aquela candidatura têm como principais objetivos: sensibilizar a comunidade jovem e escolar para a conservação da natureza e biodiversidade; aumentar o nível de participação ativa da comunidade jovem e escolar em ações relativas a esta temática; transferir conhecimento e disseminar informação para uma melhor conservação, gestão e ordenamento da biodiversidade e dos ecossistemas presentes na Rede Natura 2000; e divulgar a operação relativa à referida candidatura e comunicar os seus resultados.
Naquelas atividades participaram 117 alunos do Externato de Penafirme, da Escola Profissional Agrícola Fernando Leal, da Escola Básica Padre Vítor Melícias e do Centro Educativo da Ponte de Rol.
As atividades relativas àquela candidatura prosseguirão brevemente, nomeadamente ações de plantação de espécies dunares na Praia Azul, para além das já referidas ações de monitorização de aves na foz do Sizandro e visitas ao litoral do concelho.
Recorde-se que aquela candidatura inclui 16 ações propostas, cujo custo total de investimento elegível é de 314 904,16 euros (financiado em 85% pelo Fundo de Coesão).