Torres Vedras é o segundo concelho da região Centro com mais empresas gazela
04.05.2017
Torres Vedras é o segundo concelho da região Centro em que se identificaram mais empresas gazela em 2016.
Adega Mãe – Sociedade Agrícola, Lda; MaisFitness (de Alwayswonder, Lda); 360imprimir (de Binary Subject, Lda); e João Agostinho Lourenço Empilhadores, Lda, são quatro das cinco empresas gazela do concelho (uma não permitiu a sua identificação).
Coimbra é o concelho que apresentou mais empresas gazela o ano transato na região Centro (10), seguido de Torres Vedras, Marinha Grande (5), Viseu (5), Caldas da Rainha (4), Guarda (4), Leiria (4) e Ovar (4).
O conceito de empresa gazela, assumido internacionalmente, “corresponde a empresas jovens e com elevados ritmos de crescimento, sustentados ao longo do tempo. Correspondem a organizações inovadoras, capazes de se posicionarem de forma diferenciadora nos mercados, onde afirmam a sua competitividade e constroem sucesso a um ritmo acelerado, contribuindo fortemente para a criação de emprego. Elas correspondem a uma pequena percentagem do universo empresarial, mas cada uma delas tem uma importância fulcral. São empresas com ritmos de crescimento muito elevados (acima de 20% ao ano) e com uma criação de postos de trabalho muito significativa, mesmo num contexto económico adverso e marcado por uma estagnação nos últimos anos”.
Em Portugal essas empresas são aquelas que apresentaram crescimento de volumes de negócios de 20% ao ano de 2013, 2014 e 2015; nasceram a partir de 2017; empregavam pelo menos 10 trabalhadores em 2015; e possuíam faturação igual ou superior a 500 mil euros em 2015.