Torres Vedras é palco de festival ao ar livre dedicado ao cinema de animação

19.09.2024

A magia do cinema de animação está de volta a Torres Vedras. Nos dias 27 e 28 de setembro a Cidade acolhe a 7.ª edição do Bang Awards, um festival internacional que, este ano, tem como tema inspirador “Hope - Esperança”.

No âmbito da próxima edição do evento o Parque do Choupal será de novo transformado num verdadeiro palco de criatividade, com quatro ecrãs ao ar livre, cada um dedicado a uma temática especial: “Hope - Esperança”, “Família”, “Povos Cruzados” e “Natureza Humana”. O festival estenderá, de resto, a sua magia a outros espaços icónicos, nomeadamente à ermida de Nossa Senhora do Ameal, que receberá o ecrã “Capelinha”, e ao Centro de Artes e Criatividade, onde estará o ecrã “Futuro”.

Com mais de 300 filmes de animação oriundos de diversas geografias do mundo a competir, o Bang Awards reafirma-se como uma montra de prestígio para jovens criadores e uma referência no panorama da animação internacional. A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar no dia 28 de setembro, às 21h30, junto ao ecrã “Hope - Esperança”, e as exibições decorrerão entre as 20h00 e a 1h00, proporcionando uma experiência inesquecível de cinema ao ar livre.

Um dos grandes destaques no Bang continua a ser a instalação “Bosque Encantado” no Parque do Choupal, que oferecerá uma experiência mágica e imersiva, repleta de luzes e cenários deslumbrantes que vão envolver os visitantes numa atmosfera de sonho.

O diretor do festival, Ulisses Dias, sublinhou, na conferência de imprensa de apresentação da 7.ª edição do Bang Awards, que se realizou no passado dia 16 de setembro, no Bang Venue, a importância da formação no evento, o qual este ano proporciona a oportunidade única de participação numa masterclasse com John Musker, lendário realizador da Disney, responsável por clássicos como A Pequena SereiaAladdin e Moana. Para além de Musker, o festival contará com outros grandes nomes da animação, como David Mourato (Arcane), Tim Allen e Emanuel Nevado (Aardman), entre outros. As masterclasses e workshops têm a curadoria de Bruno Caetano, sendo que a programação formativa da 7.ª edição do Bang inclui ainda a realização de talks.

Um momento a não perder no Bang é o espetáculo de videomapping no exterior da ermida de Nossa Senhora do Ameal, o qual estará de novo a cargo de Matthew Watkins, que promete uma exibição visual impressionante. A animação em movimento continuará a ser proporcionada no festival com a "Bang Bike", uma projeção itinerante que será levada a cabo por Yaguar. A festa de encerramento acontecerá no Bang Venue, com atuações de MAQUINA e 800 Gondomar, posteriormente à cerimónia de entrega de prémios.

Este ano, o Bang Awards manterá a sua forte componente de voluntariado, reforçando o espírito comunitário e educativo que caracteriza o evento.

A presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, destacou, também na conferência de imprensa de apresentação da 7.ª edição do Bang Awards, a pertinência do tema inspirador desta edição do festival, tendo em conta o facto de as artes e a cultura terem a missão de promover a esperança, sobretudo num contexto como o atual, em que persistem diversos conflitos militares de extrema gravidade no mundo e se multiplicam em cenários mais próximos discursos de ódio relacionados com o racismo e a xenofobia. Laura Rodrigues salientou ainda a consolidação da parceria que tem permitido a realização do evento, o qual é, segundo as suas palavras, uma iniciativa com um caráter cada vez mais internacional e que enobrece Torres Vedras.

Já a vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Ana Umbelino, recordou, igualmente na conferência de imprensa de apresentação do 7.º Bang Awards, o facto deste festival ter a sua génese num concurso que foi organizado no âmbito das comemorações do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras, tendo a partir dessa iniciativa pioneira sido concebido um evento de cinema de animação em espaço público, de recorrência bienal, que acontece alternadamente com o festival Novas Invasões, o qual tem também a intenção de promover o contacto com linguagens artísticas contemporâneas e estimular a criação. Ainda segundo Ana Umbelino, o Bang é um evento saudável e inclusivo que tem o condão de transformar o Parque do Choupal numa sala de cinema comunitária, o que contribui para combater a fragmentação e a privatização da vida quotidiana.

Promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pela Nau Identidade, e produzido pela Slingshot, o Bang Awards conta com o apoio de várias entidades e promete, uma vez mais, trazer ao público momentos de pura criatividade e inovação no mundo da animação.

Mais informações e programação detalhada podem ser consultadas no site do evento.

Última atualização: 20.09.2024 - 13:06 horas