Torres Vedras e Villenave d’ Ornon comemoram 20 anos de geminação
30.10.2012
A tradição vitivinícola e a vontade de contribuir para a construção do projeto europeu une os municípios de Torres Vedras e Villenave d’ Ornon há 20 anos.
O aniversário da respetiva geminação foi comemorado nos dias 25, 26 e 27 de outubro, no concelho, com um conjunto de ações.
Nessas ações, que foram organizadas pela ASSIM (Associação de Intercâmbio Municipal de Torres Vedras) e pela Câmara Municipal, participaram uma comitiva francesa e as respetivas famílias de acolhimento torrienses, bem como representantes das referidas entidades e outras pessoas ligadas a esta geminação, para além de representantes de Wellington (município geminado com Torres Vedras).
Durante aqueles dias, a comitiva gaulesa teve oportunidade de realizar um périplo pelo concelho de forma a tomar (ou a retomar) o pulso à sua realidade, visitando locais de interesse turístico (como Santa Cruz, o Moinho dos Caixeiros ou o Castelo de Torres Vedras), económico (Mercado Municipal de Torres Vedras e fábrica da empresa Queijo Saloio) e cultural (como a Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino).
Os pontos altos desta atividade de geminação foram: o descerramento de uma placa alusiva ao mencionado aniversário, na rotunda de Villenave d’ Ornon; uma noite de fados realizada na Adega Mãe; o içar da bandeira referente a esta geminação no Castelo de Torres Vedras; o espetáculo “Torres Vedras – Villenave d’ Ornon, 20 Anos de Geminação”, que teve lugar no Clube Artístico e Comercial; a missa em honra de S. Gonçalo de Lagos, na Igreja da Graça, em Torres Vedras; e o respetivo jantar comemorativo, no Edifício Multi-Serviços da Câmara Municipal (que contou com atuações da acordeonista torriense Bianca Luz e do Chorale du Lac, a projeção do vídeo “20 Anos de Amizade”, intervenções dos presidentes dos municípios e dos comités de geminação envolvidos, troca de lembranças e uma refeição que combinou ingredientes dos dois territórios geminados).
Recorde-se que a geminação entre Torres Vedras e Villenave d’ Ornon foi firmada no dia 8 de novembro de 1992, nos Claustros do Convento da Graça, pelos então presidentes destes municípios (José Augusto Clemente de Carvalho e Claude Barande).
Ao longo dos 20 anos desta geminação têm sido várias as atividades realizadas no âmbito da mesma: intercâmbios entre jovens e associações desportivas e culturais; encontros de cidadãos; representações vilenavesas na Feira de S. Pedro, na Festa das Freguesias e no Carnaval de Torres bem como torrienses nos Dias Europeus, no Fórum Associatif e na Noite Celta, em Villenave d’ Ornon, para além da participação conjunta na Vinexpo, em Bordéus; a apresentação de uma exposição de aguarelas da autoria de António Bártolo em Villenave d’ Ornon; entre outras…
Uma geminação que tem visado fortalecer os laços fraternos numa Europa que se quer unida e a ultrapassar conflitos históricos do passado, sob a égide da edificação de uma sólida cidadania europeia…