Torres Vedras está a celebrar o “Mês do Brincar”
04.06.2025

A Câmara Municipal de Torres Vedras está a celebrar o “Mês do Brincar”, com várias atividades para as crianças e para as suas famílias.
Entre 26 e 30 de maio, decorreu a “Semana do Brincar” que proporcionou a cerca de 5.800 crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico de 68 escolas do Concelho momentos de brincadeira ao ar livre, em parques e largos do Concelho.
A "Semana do Brincar" passou pelo Parque Verde de Nossa Senhora da Nazaré, em São Pedro da Cadeira; Largo da Igreja, em Ramalhal; Parque Verde de Runa; Parque Verde da Várzea, em Torres Vedras; Parque Verde de A dos Cunhados; Largo da Igreja, em Freiria; Parque de Merendas da Serra do Socorro; Parque Verde da Ponte do Rol; Pinhal dos Casalinhos de Alfaiata; Parque das Malhadinhas, em Campelos; Parque Aventura Serra São Julião; e Parque Verde da Macieira, em Maxial.
Esta atividade foi acompanhada por uma equipa de 21 brincadores, apoiados por duas turmas do curso de Ação Educativa da ESCO, uma turma do curso de Ação Educativa da Escola Secundária Madeira Torres e duas alunas do TESP de Intervenção em Espaços Educativos do Politécnico de Leiria.
Para assinalar o Dia Mundial da Criança, no dia 1 de junho, no Parque Verde da Várzea e no Parque Municipal de Santa Cruz também decorreram atividades de brincadeira livre direcionadas às crianças e às suas famílias.
No Parque Verde da Várzea estiverem representadas 34 entidades, entre agrupamentos de escolas, escolas não agrupadas, serviços educativos e entidades locais, que dinamizaram atividades de brincadeira em contacto com a natureza.
No dia 30 de maio, realizou-se ainda uma edição especial da atividade semanal “O Rei manda… Brincar na Cidade”, que teve lugar no Parque Verde da Várzea, e uma sessão das Conversas com Pais dedicada ao tema “A importância do brincar na saúde da criança”.
As próximas atividades do mês do brincar podem ser consultadas aqui.