Torres Vedras formaliza integração na Aliança ODS Portugal
20.01.2017
O Município de Torres Vedras integra, desde hoje, a Aliança ODS (Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável) Portugal, concretizado pela assinatura de um protocolo de compromisso, numa cerimónia que decorreu esta manhã no Museu do Oriente.
A assinatura deste protocolo decorreu no âmbito da Sessão Comemorativa do 1.º Aniversário da Aliança ODS Portugal, criada com o objetivo de estimular a comunicação entre parceiros e de facilitar a implementação dos princípios emanados da Agenda 2030.
Em setembro de 2015, com a aprovação da Agenda 2030 na Cimeira da ONU, constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, assumia-se que este seria um trabalho conjunto de governos e cidadãos para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas. Assim, os ODS estabelecem uma visão clara para um futuro sustentável.
A UN Global Compact Network Portugal, através do lançamento da iniciativa Aliança ODS Portugal, desenhou uma estratégia de liderança conducente a transformar os ODS em drivers para negócios sustentáveis, alavancadores de ganhos económicos, sociais e ambientais para o mundo.
O Município de Torres Vedras aderiu à Aliança, confirmando o trabalho de continuidade que tem vindo a desenvolver no sentido de contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a concretização da Agenda 2030 em Portugal.
Nesta sessão aderiram, ainda, à Aliança ODS Portugal os Municípios de Lisboa, Seixal, Grândola e Águeda.