Torres Vedras irá criar rota de enoturismo em torno da Estrada Nacional 9
09.01.2021
A Câmara Municipal de Torres Vedras encontra-se a desenvolver uma rota dedicada ao enoturismo. A rota irá acompanhar o percurso da Estrada Nacional 9 no Concelho, uma via estruturante que acompanha as áreas de maior concentração de vinha no território.
Agentes públicos e privados, hotelaria, restauração, produtores e comerciantes são alguns dos elementos locais que irão dar forma a esta rota turística, que terá como sede a Casa do Espírito Santo, um edifício atualmente em ruína, em Carvoeira.
O projeto prevê a reconversão da Casa do Espírito Santo num estabelecimento de enoturismo que irá afirmar-se enquanto local de referência na freguesia e no Concelho, proporcionando experiências associadas à apreciação de vinhos locais e à participação na cultura e tradição vitivinícola do território.
A sede da Rota do Vinho – N9 – Torres Vedras irá juntar-se às 13 unidades de enoturismo do Concelho, inserindo-se numa oferta que dá a conhecer este território vinhateiro e o seu património histórico-cultural através de experiências como visitas guiadas, provas de vinhos e refeições temáticas.
A par do vinho e das vinhas, as Linhas de Torres Vedras também estão em destaque neste percurso turístico, que terá como ponto de passagem o Forte de São Vicente, onde se situa o Centro de Interpretação das Linhas de Torres Vedras.
Note-se que a aposta do enoturismo no território conhece um crescimento acentuado desde 2018, ano em que a Rede Europeia das Cidades do Vinho atribuiu a distinção “Cidade Europeia do Vinho” a Torres Vedras.