Torres Vedras lançou plataforma digital para requerimentos de urbanismo
07.06.2023
Os munícipes que pretendam apresentar requerimentos de urbanismo junto da Câmara Municipal de Torres Vedras podem agora fazê-lo totalmente online. A plataforma eUrb é o serviço digital que agiliza os procedimentos administrativos de gestão urbanística, simplificando e tornando mais eficaz os processos de licenciamento.
A plataforma foi apresentada publicamente no dia 25 de maio, numa sessão amplamente participada em que foi explicado este serviço, que entrou em funcionamento a 5 de junho. O eUrb permite ao utilizador organizar os elementos instrutórios necessários à submissão de um pedido num único ficheiro em formato ZIP e remeter essa informação diretamente para a Câmara Municipal por correio eletrónico, dispensando a entrega de qualquer suporte físico.
O utilizador deverá começar por escolher o procedimento ou tipo de obra (exemplo: informação simples, informação prévia, loteamento, edificação) e o requerimento (exemplo: licença de operação de loteamento, comunicação prévia de obras de edificação). Dependendo do requerimento escolhido, deverá proceder-se ao carregamento dos ficheiros solicitados.
Os elementos necessários à submissão do pedido podem ser organizados de uma só vez ou, em alternativa, os utilizadores podem optar por gravar o trabalho e carregar os restantes elementos mais tarde.
Os interessados na plataforma eUrb podem consultar o Manual do Construtor, que explica o funcionamento daquele serviço passo a passo. A partir de outubro, a apresentação de elementos instrutórios passa a ser feita exclusivamente através do eUrb, deixando de ser possível fazer essa entrega no balcão de atendimento geral da Câmara Municipal.
O eUrb foca-se no atendimento e relacionamento com os munícipes, contribuindo para aumentar a qualidade do serviço prestado pela Câmara Municipal de Torres Vedras. Além de permitir submeter os diversos requerimentos de urbanismo, a plataforma também contribui para a otimização do carregamento de informação no sistema informático municipal.