Torres Vedras

Torres Vedras na vanguarda dos “concelhos LED” do país

28.08.2019

Fotografia de um técnico, no topo de um poste de iluminação pública, durante o processo de substituição de lâmpadas na cidade de Torres Vedras.

O sistema de iluminação pública do concelho de Torres Vedras está a ser alterado, com a substituição das lâmpadas de sódio por lâmpadas LED, o que irá levar à melhoria da eficiência energética nos equipamentos de iluminação pública.

Até ao final de outubro serão instaladas cerca de 14.486 lâmpadas LED, o que significa que mais de metade da iluminação pública do Concelho será feita através destas lâmpadas. Até ao momento, cerca de 74% deste total já foi implementado.

A medida insere-se no projeto "OesteLED ESE", que irá levar a uma poupança de, pelo menos, 58% relativamente ao consumo de energia que se regista, atualmente, no concelho de Torres Vedras. Ao longo de 12 anos, estima-se uma poupança de cerca de 4,7 milhões de euros com a instalação desta tecnologia.

Sublinhe-se que o projeto da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste pretende alcançar uma poupança de 3,4 milhões de euros por ano na fatura energética dos doze municípios da região, ao proceder à substituição das lâmpadas atualmente utilizadas por lâmpadas LED.

Além do projeto "OesteLED ESE", a EDP Distribuição irá instalar, até ao final do ano, 3000 luminárias LED no concelho de Torres Vedras.

[Notícia atualizada às 15h29 de 23/09/2019]

Última atualização: 23.09.2019 - 15:30 horas
voltar ao topo ↑