Torres Vedras no Top 100 do ranking da transparência

12.04.2018

Edifício da Câmara Municipal

Torres Vedras está entre os 100 municípios portugueses mais “transparentes”. O Município ocupa a 84ª posição no ranking que avalia o Índice de Transparência Municipal dos 308 municípios durante o ano passado, subindo 124 posições relativamente a 2016.

61,81 pontos é a soma apresentada por Torres Vedras no ranking, que é liderado por Alfândega da Fé e Vila do Bispo, ambos com 90,66 pontos.

O Índice de Transparência Municipal, desenvolvido pela Transparência e Integridade Associação Cívica, analisa a informação disponibilizada aos cidadãos nos websites de todas as câmaras municipais do país desde 2013.

Informação sobre a organização; composição social e funcionamento do município; planos e relatórios; impostos, taxas, tarifas, preços e regulamentos; relação com a sociedade; contratação pública; transparência económico-financeira e na área do urbanismo são as dimensões avaliadas pelo estudo, que se dividem ainda em 76 indicadores.

A investigação, coordenada pela Doutora Teresa Ruel, da Universidade de Aveiro, conta ainda com uma comissão científica composta por académicos do Instituto de Ciências Sociais, da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, da London School of Economics and Political Science e da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Publicado: 12.04.2018 - 19:24 horas