Torres Vedras participa em encontro Digi-Inclusion na Letónia
28.06.2024
O terceiro "Encontro Transnacional DIGI-INCLUSION", no qual esteve representado o Município de Torres Vedras enquanto membro desta rede europeia, realizou-se em Jelgava, Letónia, de 10 a 12 de junho.
A rede "DIGI-INCLUSION" visa combater a exclusão social e potenciar a inclusão digital, não só através do acesso à tecnologia, mas também permitindo que as pessoas desenvolvam as competências necessárias e se tornem suficientemente capacitadas para beneficiar das oportunidades oferecidas pelo mundo digital.
No encontro foram discutidas as diferenças relacionadas com as competências digitais, aprendizagens e reaprendizagens e identificação de grupos e de regiões (dicotomia entre rural e urbano), relacionadas com as dificuldades no acesso ao mundo digital. Foram também partilhados os casos de boas práticas, nomeadamente: o trabalho desenvolvido em Jelgavas Novads para a melhoria das competências digitais dos cidadãos e a criação de oportunidades; um quiosque digital acompanhado por um facilitador digital, que visa apoiar na criação de diferentes competências digitais, por Boulogne-sur-Mer Développement Côte d'Opale; e dois casos de sucesso de residentes diagnosticados com doença mental da LAIPA – Centro de Serviços Sociais Multifuncional, que desenvolveram capacidades digitais, com impacto nas suas vidas e respetiva integração social.
O encontro contou com a presença do ponto focal do URBACT na Letónia, Anastasija Bizjajeva, e a vice-presidente de Jelgavas Novads, Ilze Vītola. Em representação do Município de Torres Vedras esteve a chefe da Divisão de Desenvolvimento Social, Sílvia Silva.
O próximo encontro da "DIGI-INCLUSION" irá acontecer de 23 a 25 de setembro, em Iași, Roménia.
Liderada por Mollet del Vallès, a rede “DIGI-INCLUSION” inclui, para além de Torres Vedras, o Município de Jelgava (Letónia), Alexandroupolis (Grécia), Gdansk Entrepreneurship Foundation (Polónia), Iași (Roménia), Boulogne sur mer Développement Côte d'Opale (França), Lepida ScpA (Itália) e o Departamento para o Desenvolvimento e Projetos Internacionais de Zenica - Doboj Canton (Bosnia e Herzegovina).