Torres Vedras

Torres Vedras participa em missão europeia sobre inovação social e ecológica

20.02.2025

O Município de Torres Vedras participou na primeira missão do projeto PARI (Paths For Rural Innovation: Implementing Clusters For Social And Ecological Innovation To Improve Quality Of Live In Rural Areas), realizada em Bruxelas, com o objetivo de compreender como os clusters de inovação social e ecológica são aplicados em diferentes regiões. A visita foi organizada pela REVES (Rede Europeia das Cidades e Regiões para a Economia Social), líder do consórcio, e reuniu parceiros de diversos países. Em representação do Município esteve a técnica superior Nicolle Santos.

O programa começou com uma sessão de apresentação e debate na sede da REVES, onde foram discutidos os clusters de inovação social e ecológica na Europa, com especial atenção aos territórios envolvidos no projeto. Também foi apresentada a plataforma do Pacto Rural, que disponibiliza publicações sobre revitalização rural e facilita o contacto entre países-membros. As definições e principais características dos clusters para a inovação social e ecológica foram também apresentadas.

Durante a tarde, a delegação visitou o Ceinture Alimentaire Charleroi Métropole (CACM), que promove um sistema alimentar local e sustentável, envolvendo diferentes atores da economia social e solidária. Seguiu-se a apresentação da federação SAW-B, que apoia o desenvolvimento de empresas sociais e promove formação contínua, impulsionando projetos para enfrentar desafios socioeconómicos.

No segundo dia, a equipa do projeto PARI refletiu sobre as aprendizagens obtidas e analisou o contexto de cada território, identificando necessidades e recursos disponíveis. No final da manhã, foram apresentadas as datas da próxima missão, que acontecerá em Torres Vedras nos dias 26 e 27 de março, organizada pelo município com o apoio da REVES. A terceira visita será realizada na Suécia, em 2025, e organizada pela Region Ostergotland e pela Coompanion Ostergotland Ekonomisk Forening.

O projeto PARI visa identificar e implementar novos caminhos para a construção de uma estratégia local e metodologia coerente para o desenvolvimento de Clusters de Inovação Social e Clusters de Inovação Social e Ecológica. Propõe uma metodologia concebida para proporcionar uma compreensão abrangente das dinâmicas de desenvolvimento rural e da sua ligação à economia social e ao conceito de CSEI, agindo em parceria com as autoridades locais e o setor privado nos territórios parceiros.

Publicado: 20.02.2025 - 10:35 horas
voltar ao topo ↑