Torres Vedras participou em encontro de projeto europeu de combate à pobreza energética
03.12.2025
O segundo encontro presencial do LOCATEE, projeto europeu dedicado a apoiar autoridades locais no diagnóstico e na mitigação da pobreza energética em edifícios multifamiliares privados, teve lugar nos passados dias 6 e 7 de novembro, em Piréu (Grécia), com a participação do Município de Torres Vedras.
O primeiro dia do encontro foi dedicado à revisão global do progresso do projeto, bem como à apresentação dos resultados obtidos na primeira fase de implementação do mesmo. Durante a sessão, os parceiros debateram diferentes abordagens ao envolvimento de stakeholders locais, com contributos apresentados pelos municípios de Rumia (Polónia), Torres Vedras e Pireu.
O segundo dia do encontro incidiu sobretudo sobre a apresentação do Energy Poverty Monitoring System, uma ferramenta central do LOCATEE, destinada a apoiar municípios europeus na identificação e monitorização da pobreza energética. Seguiu-se uma Assembleia Geral onde foram definidas prioridades para os meses seguintes e debatidas formas de reforçar a colaboração entre as diversas entidades parceiras do LOCATEE, incluindo municípios, centros de investigação e organizações europeias.
Na sua participação, o Município de Torres Vedras apresentou o trabalho desenvolvido localmente no âmbito do projeto, particularmente no que diz respeito ao envolvimento da comunidade e de entidades relevantes para o combate à pobreza energética e o apoio a agregados vulneráveis. O Município partilhou ainda desafios e oportunidades identificados no território do Concelho relacionados com a temática do LOCATEE, contribuindo para o desenvolvimento coletivo de metodologias transversais e adaptáveis a diferentes realidades urbanas.
A presença de Torres Vedras no referido encontro reflete o seu compromisso para com as políticas europeias de transição energética e para com a promoção de respostas eficazes à pobreza energética. A cooperação internacional proporcionada pelo projeto LOCATEE constitui uma oportunidade para desenvolver soluções mais robustas, baseadas em evidência científica e adaptadas às necessidades das comunidades locais.
Nos próximos meses, o consórcio do LOCATEE continuará a trabalhar no aperfeiçoamento do sistema de monitorização criado no âmbito do projeto, ao nível do aprofundamento do envolvimento comunitário e na preparação das ações a implementar em cada município piloto do consórcio. O Município de Torres Vedras dará continuidade ao trabalho local que tem vindo a desenvolver no âmbito do LOCATEE, contribuindo para a testagem de ferramentas e para a disseminação de boas práticas.
O projeto LOCATEE visa capacitar municípios europeus para identificar, monitorizar e atuar sobre situações de pobreza energética em edifícios privados de múltiplas habitações, por meio de metodologias inovadoras de recolha e análise de dados, bem como de estratégias participativas com comunidades locais.
Cofinanciado pelo Programa LIFE, o projeto reúne entidades de investigação, organizações internacionais e municípios de vários países europeus. O Município de Torres Vedras integra o consórcio do LOCATEE enquanto parceiro piloto, contribuindo para o desenvolvimento, o teste e a validação de ferramentas e metodologias que permitirão melhorar o conhecimento sobre a realidade local relativa à pobreza energética em edifícios privados de múltiplas habitações e implementar respostas adequadas ao território do Concelho respeitantes a essa temática.
Mais informações sobre o projeto LOCATEE podem ser consultadas aqui.


