Torres Vedras reafirma-se como referência relativamente a políticas “amigas das famílias"
28.11.2025
A Câmara Municipal de Torres Vedras voltou a ser distinguida, no dia 19 de novembro, com a Bandeira Verde de Autarquia + Familiarmente Responsável, a qual é atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), entidade nacional que, há mais de uma década, avalia e reconhece câmaras municipais que desenvolvem políticas consistentes de apoio às famílias.
Esta nova atribuição reforça um histórico de compromisso e continuidade, traduzido numa estratégia municipal que valoriza a inclusão, a proximidade, a conciliação entre vida pessoal, familiar e profissional e a criação de condições para uma vida comunitária mais equilibrada. Surge assim como o reconhecimento público de um percurso consolidado, em que Torres Vedras se mantém como referência nacional no que concerne a políticas “amigas das famílias”.
A Câmara Municipal foi ainda distinguida com uma Menção de Mérito pelo projeto “O Rei Manda Brincar”, reconhecido pela sua abordagem inovadora à promoção do brincar livre e inclusivo, com impacto positivo nas crianças, famílias e escolas do Concelho.
Para o reconhecimento da Câmara Municipal como autarquia “amiga das famílias” contribui também o “Nascer e Crescer em Torres Vedras”, projeto de apoio à família e de promoção da natalidade destinado a famílias com bebés e crianças que sejam registados no Concelho, o qual foi o ano passado destacado pelo OAFR como “Medida + Inovadora 2024”.
A recente atribuição das referidas Bandeira Verde e Menção de Mérito reafirma, assim, o papel da Câmara Municipal de Torres Vedras como um exemplo nacional em políticas familiares.


