Torres Vedras recebe visita de Guimarães no âmbito do Projeto “NetZeroCities”
20.12.2024
Nos dias 16 e 17 de dezembro, Torres Vedras recebeu a visita de uma comitiva da cidade de Guimarães, no âmbito do “Twinning learning programme – NetZeroCities”.
A cidade de Torres Vedras foi selecionada para participar no “Twinning Learning Programme da NetZeroCitiesEU” como parte das European Union’s Mission Cities em outubro de 2023. O Twinning Learning Programme tem como objetivo orientar cidades nos seus esforços de aprendizagem e replicação a partir de cidades piloto, com um foco prático na replicação das metodologias de transformação sistémica e abordagens inovadoras, no caminho para a neutralidade climática. A cidade de Guimarães será a “Pilot City” de Torres Vedras até maio de 2025.
O programa em curso, de geminação entre Guimarães (cidade piloto) recentemente eleita Capital Verde Europeia 2026, e Torres Vedras (cidade gémea), tem o seu foco na partilha de conhecimento e transferência de boas práticas entre cidades gémeas e as suas cidades piloto emparelhadas. Tem como objetivo as cidades gémeas incorporarem as aprendizagens das cidades piloto através de um Plano de Replicação, até maio de 2025, data em que terminará o programa.
Neste segundo encontro, que decorreu no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal, foi apresentado o Pacto de Ação Climática de Torres Vedras e todo o trabalho desenvolvido pelo Município no âmbito da ação climática. O Pacto de Ação Climática de Torres Vedras tem como objetivo principal envolver os cidadãos, empresas, instituições e o município numa ação colaborativa para a descarbonização do território e o aumento da sua resiliência climática aos impactos das temperaturas elevadas, precipitação excessiva, secas e outros riscos associados às alterações climáticas. Consubstancia assim um compromisso de ação coletiva, em torno de um objetivo comum - Edificação de um futuro sustentável, através de ações de descarbonização e resiliência climática.
A receção à comitiva de Guimarães, representada pelo coordenador geral do Laboratório da Paisagem de Guimarães, Francisco Carvalho, pelo técnico da equipa de transição climática do Município de Guimarães, Francisco Ferreira e pela consultora - RdA Climate Solutions, Susana Costa, foi levada a cabo pela vereadora do Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Torres Vedras, Dulcineia Ramos.
De referir que, numa primeira visita técnica realizada pelo Município de Torres Vedras a Guimarães, em 22 e 23 maio 2024, foi apresentado o caso de estudo de Guimarães: Bairro C – Compromisso Carbono Zero - área urbana piloto que adota estratégias rumo à neutralidade climática e que tem como elemento chave um Pacto Climático entre todos os atores.