Torres Vedras reconheceu a qualidade dos seus vinhos e do Pastel de Feijão
07.11.2022
Os vencedores dos concursos promovidos no âmbito das Festas de Torres Vedras foram anunciados este domingo, 6 de novembro, numa cerimónia que contou com a presença da ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes. Os vinhos Fonte das Moças Grande Escolha 2017 (tinto) e Almiara Branco 2021 e a marca Carmitas foram os grandes vencedores deste ano.
“Compete à Câmara Municipal promover e apoiar o desenvolvimento de atividades e a realização de eventos relacionados com a atividade económica e cultural de interesse para o Município, promovendo a preservação, a divulgação do património e da herança cultural” começou por destacar a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, recordando o princípio que motiva a organização destes concursos desde 2011.
Laura Rodrigues sublinhou que o concurso dedicado ao Pastel de Feijão também contribuiu “para o encerramento do caderno de especificações no âmbito do pedido de Qualificação de Torres Vedras como IGP (Identificação Geográfica Protegida)”, que se encontra a aguardar parecer final da Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo – Santarém desde novembro de 2018.
Sublinhando que “a vinha, o vinho e os pastéis de feijão fazem parte das tradições deste Concelho, desta região, do nosso país”, Maria do Céu Antunes aproveitou a oportunidade para “prestar uma homenagem pessoal, em nome do Governo da Nação e de todos aqueles que nos elegeram pela excelência da vossa produção.”
A ministra da Agricultura e da Alimentação afirmou que “iniciativas como esta, que o poder local democrático quer levar por diante, são absolutamente determinantes para divulgarmos o que de melhor se faz em Portugal, para projetar o setor e a sua identidade (do ponto de vista gastronómico e cultural) e a tradição de cada um dos nossos territórios (…)”
A cerimónia também contou com a presença do deputado à Assembleia da República, João Nicolau, do diretor regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, José Lacerda Fonseca, do presidente da Assembleia Municipal, José Correia, bem como de diversos produtores do Concelho e elementos dos júris dos concursos.
Os concursos que distinguem o vinho tinto, o vinho branco e o Pastel de Feijão de Torres Vedras são organizados pela Câmara Municipal em parceria com os produtores e instituições locais como a ACIRO, a Qualifica IG e o INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária – Dois Portos. O objetivo passa por premiar a qualidade dos produtos, com os três vencedores a integrar as ofertas institucionais da Câmara Municipal de Torres Vedras em 2023. No caso do Pastel de Feijão, o vencedor recebe ainda uma análise microbiológica, oferta da Biotrab.
Concurso "O Vinho Tinto e o Vinho Branco de Torres Vedras 2022"
Prova cega de vinho tinto (10 vinhos a concurso)
- 1.º lugar | Fonte das Moças Grande Escolha 2017, Vinho Regional de Lisboa, João Melícias
- 2.º lugar | Folgorosa 2016, Vinho Regional de Lisboa, Lindebord Wines
- 3.º lugar | Velhos Tempos Premium 2019, Vinho Regional de Lisboa, Adega Cooperativa de Carvoeira
Prova cega de vinho branco (9 vinhos a concurso)
- 1.º lugar | Almiara Branco 2021, Vinho Regional de Lisboa, da Quinta da Almiara - Soc. Vitivinícola
- 2.º lugar | Arcadas Lisboa 2021, Vinho Regional de Lisboa, Adega Cooperativa de Carvoeira
- 3.º lugar | Adega da Murnalha Branco Leve - Moscatel 2020, Vinho Regional de Lisboa, Frutas Nobre - Sociedade Comércio Agrícola
Concurso "Pastel de Feijão de Torres Vedras 2022" (11 marcas a concurso)
- 1.º lugar | Carmitas
- 2.º lugar | Maria Adelaide R. Silva
- 3.º lugar | Fábrica Coroa