Torres Vedras reconhecido como Município Amigo da Juventude

15.07.2024

O Município de Torres Vedras viu confirmada a sua adesão à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, tendo-lhe sido atribuído no dia 11 de julho, no IV Encontro da Rede que decorreu em Loures, o Selo de Município Amigo da Juventude com a categoria de 4 estrelas.

O selo, atribuído pela Federação Nacional Associações Juvenis (FNAJ) e válido até 2026, visa reconhecer a estratégia e as boas práticas dos Municípios Amigos da Juventude da FNAJ, que desenvolvam políticas de juventude estruturantes, sustentáveis e articuladas com a estratégia e visão dos jovens, destacando-se como uma referência nacional. Recebeu a bandeira de Município Amigo da Juventude e o diploma de atribuição do Selo, a vereadora da Juventude da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, presente no Encontro.

Na sua candidatura, a Câmara Municipal de Torres Vedras apresentou um conjunto de evidências do trabalho desenvolvido na área da Juventude, para apreciação pelo Comité de Validação constituído por representantes da FNAJ, do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), da Agência Nacional Erasmus + Juventude/ Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade e da Associação Nacional de Assembleias Municipais.

Os critérios analisados relacionaram-se com a existência dos seguintes órgãos, planos e estratégias: Conselho Municipal de Juventude; o Plano Municipal de Juventude; o apoio ao associativismo juvenil; as políticas de apoio à iniciativa jovem e espaços de apoio ao empreendedorismo jovem; o pelouro da Juventude; a Divisão de Juventude com técnicos de Juventude; o Plano de Investimento na Área da Juventude; os mecanismos e ferramentas de cogestão; e espaços para jovens. Contribuíram para a atribuição do Selo de Município Amigo da Juventude a Torres Vedras iniciativas como o Orçamento Participativo (Ideia Jovem), o Espaço Primavera - Centro Municipal da Juventude e a Porta 10 – Sala de Estudo.

A Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, criada em 2020 e desenvolvida pela FNAJ, constitui uma plataforma de contacto e compromisso do movimento associativo juvenil e do poder local e tem como objetivo principal a partilha de boas práticas, a criação de estratégias e a promoção de sinergias associativas e municipais.

O IV Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude contou com 250 participantes de municípios de todo o país, numa iniciativa de partilha e reconhecimento de boas práticas na área da Juventude. No encontro estiveram presentes a ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, o presidente da FNAJ, Marco Santos, e a vice-presidente do IPDJ, Selene Martinho.

Última atualização: 15.07.2024 - 14:17 horas