Torres Vedras reforça a aposta em AEC mais práticas e lúdicas
13.09.2024
No dia 5 de setembro decorreu a reunião de preparação das Atividades Enriquecimento Curricular (AEC), da Coadjuvação de Educação Física e da Adaptação ao Meio Aquático no 1.º Ciclo para o ano letivo de 2024/2025. A reunião contou com a participação de 48 professores das várias atividades e projetos, que realizaram uma reflexão conjunta de forma a conceptualizar atividades mais práticas, em ambientes exteriores e com uma forte componente lúdica.
No novo ano letivo, a Câmara Municipal de Torres Vedras dará continuidade ao programa de Atividades de Enriquecimento Curricular, com a dinamização dos seguintes projetos:
- Robótica para Todos (introdução à programação e robótica);
- UM DÓ LI TÁ (promove experiências e atividades lúdicas ao ar livre);
- Triângulo das Artes (promove atividades no âmbito das artes plásticas, expressão corporal e expressão dramática);
- Despertar (promove o autoconhecimento e autorregulação emocional)
- Atividade Física e Desportiva (promove o desenvolvimento das capacidades motoras);
- Música (promove a noção de ritmo e o conhecimento dos vários instrumentos musicais);
- Percussão (promove uma primeira experiência na arte da percussão);
- Voleibol (promove o primeiro contacto com a modalidade);
- Ser a Brincar (promoção da expressão dramática);
- CriARTE (criação de projetos de artes plásticas)
Estas atividades são disponibilizadas gratuitamente e respeitando as opções pedagógicas de cada agrupamento de escolas.
Para além destas, também terão continuidade os projetos de Coadjuvação de Educação Física e de Adaptação ao Meio Aquático e Ensino da Natação que decorrem em contexto curricular.
A Câmara Municipal de Torres Vedras, os quatro agrupamentos de escolas e as entidades parceiras (Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras, Junta de Freguesia de A dos Cunhados e o Académico de Torres Vedras) reconhecem a importância das atividades assumirem um caráter lúdico, contribuindo desta forma para o desenvolvimento global da criança.