Torres Vedras vai receber em junho o maior evento nacional sobre turismo interno
19.04.2024
A Turismo Centro de Portugal apresentou, no dia 19 de abril, o programa da 10.ª edição do Fórum de Turismo Interno "Vê Portugal", que vai decorrer em Torres Vedras entre os dias 3 e 5 de junho. Este ano, o tema central do evento é “Turismo: Ponte para gerar entendimentos”.
Todos os pormenores da 10.ª edição do Fórum foram revelados durante uma conferência de imprensa, e na qual intervieram, por parte da Turismo do Centro, Jorge Sampaio, membro da Comissão Executiva, Sílvia Ribau, chefe do núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção, e Adriana Rodrigues, chefe do núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas.
Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, frisou que, para o Concelho, é muito importante poder receber este ano o Vê Portugal. “Somos uma cidade com características urbanas e rurais. Somos um território vinhateiro, muito ligado à História, com fortificações que foram a primeira linha de defesa das invasões francesas. Temos 20 quilómetros de costa. Reunimos vários condimentos para agradar a quem nos visita e para sermos um belo anfitrião deste fórum".
Coube a Adriana Rodrigues apresentar os detalhes do programa do Fórum Vê Portugal, que irá posicionar Torres Vedras como capital do debate do turismo interno. O programa pode ser consultado em https://turismodocentro.pt. Do programa farão parte reuniões B2B; apresentações e debates, dedicados aos temas “Desafios para as entidades regionais de Turismo” e “Turistas improváveis: experiências inspiradoras rumo à promoção da paz em territórios de guerra”.
O terceiro dia do evento será dedicado a debater a capacidade do turismo em gerar entendimentos, dando corpo ao mote do Fórum, iniciando-se com o primeiro painel: “O turismo como ferramenta de construção e manutenção da paz”, com Nuno Sampaio, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maryna Mykhailenko, Embaixadora da Ucrânia em Portugal, Euhenia Kubakh, Diretora de Desenvolvimento na organização ucraniana “Centro das Liberdades Civis”, que recebeu o Prémio Nobel da Paz em 2022, o Padre Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima, e o Sheik Munir, imã da Mesquita Central de Lisboa.
Com o painel “A Paz como destino turístico”, será analisada a importância da perceção de segurança nas escolhas dos turistas. “A paz começa aqui! Formas de estimular a cooperação e a coesão territorial” colocará em evidência a cooperação entre organizações e instituições. O último painel do programa é dedicado aos “Impactos da guerra na economia mundial e nacional”.
A Turismo Centro de Portugal irá também fazer a homenagem às empresas e personalidades que se mais destacam no setor turístico nacional e regional. Serão também entregues os Prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico José Manuel Alves, instituído pela Turismo Centro de Portugal e que distinguem projetos inovadores no setor do Turismo; e os Prémios de Teses Académicas, que incidem igualmente sobre o Centro de Portugal.
Estão previstas uma série de atividades, que pressupõem a inscrição prévia dos participantes, nomeadamente uma visita às Linhas de Torres, descobrir o Centro Histórico de Torres Vedras, visita com degustação de vinhos à Adega Mãe e visita ao Centro de Artes e Criatividade.
O Fórum Vê Portugal é uma iniciativa anual da Turismo Centro de Portugal, que junta alguns dos maiores especialistas para uma discussão alargada sobre os desafios do turismo interno.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em https://forms.gle/vJnY2PtKsjrTDEr78