“Trail das Linhas de Torres” 2024 passa pelo Concelho

trail linhas de torres

O “Trail Linhas de Torres” foi apresentado em conferência de imprensa no dia 13 de março no auditório dos Paços do Concelho, em Torres Vedras. Este evento, anteriormente conhecido por “Running Challenge”, reúne um conjunto de provas de corrida de rail e em estrada, a realizar no território dos concelhos que fazem parte da Rota Histórica das Linhas de Torres: Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

Do “Trail Linhas de Torres” fazem parte a 6k Caminhada Solidária, que tem início na Tapada Militar de Mafra; o 10k Trail, em Torres Vedras; o 42k Trail Maratona (Convento de Mafra – Ermida N.S. do Socorro – Expotorres em Torres Vedras); e duas competições organizadas no âmbito do Desporto Militar: o Campeonato Nacional Militar de Trail e o CISM World Military Trail Championship. A edição de 2024, agendada para dia 23 de março, vem associar o Desporto Escolar ao evento, incluindo jovens alunos no 2k Trail Escolar, uma nova prova que se realizará no Parque Verde da Várzea em Torres Vedras.

Na sua intervenção, a presidente da Câmara de Torres Vedras, Laura Rodrigues, referiu que o “Trail das Linhas de Torres” evidencia a relação virtuosa entre o desporto e o património, uma vez que as provas decorrem ao longo de um percurso rico na história militar do território, dando a conhecer o seu património histórico e cultural. Acrescentou que a associação do Desporto Escolar a este evento faz todo o sentido, uma vez que o Desporto e, particularmente, o Desporto Escolar, na sua génese, contribui para a criação e consolidação de princípios e regras de natureza social, ajudando a criar cidadãos plenos.

José Carvalho, em representação da Direção Geral da Educação (DGE), referiu que o Desporto Escolar promove valores, como a ética e o respeito, e que por isso há a disponibilidade para tornar esta colaboração cada vez mais estruturada no âmbito da cidadania.

O Brigadeiro General Francisco Duarte, presente em representação do Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca, referiu que o “Trail das Linhas de Torres” faz a “homenagem aos heróis anónimos que percorreram os caminhos que agora vão ser pisados pelos nossos atletas”. Acrescentou que esta iniciativa contribui para realçar a relevância histórica das linhas de Torres, bem como a importância do desporto para os militares, além de contribuir também para a aproximação das forças armadas à sociedade civil e para o apoio aos militares que serviram nas forças armadas e que, pela pátria, se viram privados de algumas das suas capacidades.

Laura Rodrigues referiu ainda que o “Trail das Linhas de Torres” tem concorrido para ser um fator de coesão e cooperação entre as diversas entidades que, a par da Câmara Municipal de Torres Vedras, contribuem para a sua realização e que estavam representadas na sessão, nomeadamente: a Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres, pela sua vice-presidente, Ana Umbelino; a DGE, por José Carvalho; a Câmara Municipal de Mafra, pelo chefe de Divisão do Desporto, Nuno Benedito; o Estado Maior General das Forças Armadas, pelo Brigadeiro General Francisco Duarte; a Federação Portuguesa de Atletismo, pelo seu presidente, Jorge Vieira; a Associação dos Deficientes das Forças Armadas, pelo presidente Coronel José Nuno Santa Clara Gomes; e a Direção Geral de Recursos da Defesa Nacional, pelo seu diretor geral, Vasco Hilário. Na sessão estava também presente António Teixeira Duarte, considerado o mentor do evento.

Publicado: 18.03.2024 - 09:19 horas