Troféu Joaquim Agostinho está prestes a ir para a estrada

10.07.2023

Imagem da intervenção da presidente da Câmara Municipal na conferência de apresentação do 46.º Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho

O 46.º Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho vai para a estrada já esta quinta-feira, dia 13, terminando no próximo domingo, dia 16.

Este evento, que se constitui como a prova portuguesa há mais tempo inscrita no calendário velocipédico internacional (há 40 anos), contará em 2023 com um pelotão composto por cerca de 120 corredores, de 17 equipas (seis das quais estrangeiras).

O 46.º Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho terá início com o já tradicional prólogo do Turcifal (8km); prosseguirá com uma etapa de 156 km que ligará Sobral de Monte Agraço à Foz do Arelho; terá continuidade com uma segunda etapa, de 143 km, que se iniciará na Serra d´El-Rei e terminará com o circuito de Torres Vedras; e chegará ao seu fim no Alto de Montejunto, numa etapa de 185 km que se iniciará na Lourinhã.

Recorde-se que o Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras é organizado pela União Desportiva do Oeste em parceria com a Câmara Municipal.

(Também) por essa razão, a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, marcou presença na conferência de apresentação da edição deste ano da prova, que se realizou no passado dia 4 de julho, na Quinta da Almiara. Na ocasião, Laura Rodrigues frisou o facto do Troféu Joaquim Agostinho ser um dos eventos desportivos mais importantes que se realiza no Concelho, bem como a visibilidade e notoriedade que tem dado a este território ao longo das suas várias edições, não apenas do ponto de vista desportivo, mas até económico. Ainda na sua intervenção, a presidente da Câmara Municipal relevou a exemplaridade com que a prova tem sido organizada, a qual tem a missão, salientou, de homenagear um dos mais ilustres torrienses de sempre, o mítico ciclista Joaquim Agostinho.

De referir que a realização do 46.º Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras provocará alguns condicionamentos de trânsito, agradecendo-se, desde já, relacionado com este facto, a melhor compreensão.

Poderá saber mais sobre o desenrolar da prova na respetiva página de Facebook e no site da Federação Portuguesa de Ciclismo

13 – Prólogo | Turcifal - Turcifal (8kms) | partida do 1.º corredor: 17h00

14 – 1.ª etapa | 12h00 - Sobral de Monte Agraço  / 15h45 - Foz do Arelho (156,7kms)

15 – 2.ª etapa | 12h15 - Serra d’El Rei / 15h45 - Torres Vedras (143,7km)